Doze Dicas para prevenir o câncer

(Dr. Johnny Zoppas comenta)

DSC_3637

Hábitos saudáveis podem ser nosso aliado no combate ao câncer. Hoje o Dr. Johnny Dorval Zoppas, clínico geral e cirurgião, dá algumas dicas importantes:

Não fume!   Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, cavidade oral, laringe, faringe e esôfago. Parar de fumar e de poluir o ambiente é fundamental para a prevenção do câncer.

Alimentação saudável protege contra o câncer.   Uma ingestão rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais, feijões e outras leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados e bebidas adoçadas, pode prevenir o câncer.
Mantenha o peso corporal adequado. Manter um peso saudável ao longo da vida é uma das formas mais importantes de se proteger contra o câncer. A atividade física também contribui para se proteger contra o câncer, além de contribuir para a manutenção do peso corporal saudável.

Pratique atividades físicas. Você pode, por exemplo, caminhar, dançar, trocar o elevador pelas escadas, levar o cachorro para passear, buscar modalidades como a corrida de rua, ginástica, musculação, entre outras. Experimente, ache aquela modalidade que você goste, aproveite e busque fazer dessas atividades um momento prazeroso e divertido.

Amamente. O aleitamento materno é a primeira ação de alimentação saudável. A amamentação até os dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses de vida da criança, protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil.
Preventivo. Mulheres acima de 25 anos devem fazer o preventivo. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso, é importante a realização periódica deste exame.

Vacine contra o HPV as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. A vacinação contra o HPV, disponível no SUS, e o exame preventivo (Papanicolaou) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero.

Vacine contra a hepatite B.  O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste câncer. O Ministério da Saúde disponibiliza a vacina contra esse vírus para pessoas de todas as idades.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas.  – Seu consumo, em qualquer quantidade, contribui para o risco de desenvolver câncer.

Evite comer carne processada. Carnes processadas como presunto, salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela… podem aumentar a chance de desenvolver câncer. Os conservantes podem provocar o surgimento de câncer de intestino (cólon e reto) e o sal provocar o de estômago.

Evite a exposição ao sol entre 10h e 16he use sempre proteção adequada, como chapéu, barraca e protetor solar, inclusive nos lábios.
Evite exposição a agentes cancerígenos no trabalho. – Agentes químicos, físicos e biológicos ou suas combinações são causas bem conhecidas de câncer relacionado ao trabalho, e evitar ou diminuir a exposição a estes agentes seria o ideal e desejável.

Dr. Johnny Zoppas é clínico geral e cirurgião e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *