Cólica menstrual

(Dra. Daniela explica os tipos)

Dra. Daniela 2020

Fluxo mensal difícil” é a tradução literal da dismenorreia, a famosa cólica menstrual. O nome já diz tudo, né?

A Dra. Daniela Maris Piccoli, médica ginecologista e obstetra explica que embora seja normal que a maioria das mulheres sofra cólicas abdominais leves nos primeiros dias da menstruação, a dismenorreia primária, cerca de 10% das mulheres experimentam dor intensa, normalmente caracterizada pela dismenorreia secundária.

Entenda agora cada tipo:

Primária: Caracterizada por ser uma dor menstrual que não é um sintoma de um distúrbio ginecológico subjacente, mas está relacionada ao processo normal da menstruação.

A dismenorreia primária geralmente é causada por substâncias químicas chamadas prostaglandinas, produzidas naturalmente no revestimento do útero. É o tipo mais frequente de cólica, sendo mais comum no final da adolescência e no início do período dos 20 anos. Felizmente para muitas mulheres, o problema diminui à medida que amadurecem, principalmente após a gravidez. Embora incômoda, não é razão de maiores preocupações.

Secundária: Já a dismenorreia secundária é a dor menstrual intensa, que geralmente está relacionada a algum tipo de distúrbio ginecológico como endometriose, adenomiose, miomas uterinos ou infecção. A maioria desses distúrbios pode ser tratada com medicamentos ou cirurgia indicados por seu ginecologista.

Dra. Daniela lembra que em qualquer um dos casos, é bom consultar seu ginecologista e fazer os exames de rotina, só ele é capaz de determinar qual a razão da sua cólica e lhe orientar em relação ao tratamento.

A Dra. Daniela Maris Piccoli é médica ginecologista e obstetra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Em caso de dúvida, entre em contato: 3344-3600.