Como a localização da gordura corporal pode afetar na expectativa de vida

(Dra. Morgana Regina Rodrigues, explica)

Morgana 2019

O excesso de peso está relacionado a um risco aumentado de morte prematura, mas a parte do corpo que carrega a gordura adicionada pode fazer uma grande diferença.

O peso extra em alguns lugares pode realmente diminuir o risco. Uma revisão de 72 estudos prospectivos incluindo mais de dois milhões e meio de participantes com dados sobre gordura corporal e mortalidade foi apresentado recentemente.

Segundo a Dra. Morgana Regina Rodrigues, médica endocrinologista, a adiposidade central (cintura grande) está consistentemente associada a um maior risco de mortalidade por todas as causas. Cada aumento de 10 cm no tamanho da cintura foi associado a um aumento de 11% no risco relativo de morte prematura. O tamanho da cintura é um indicador da quantidade de gordura visceral, ou seja, gordura armazenada redor dos órgãos internos. Esse tipo de gordura está associado a um risco aumentado de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, câncer e doença de Alzheimer.

Mas o aumento da gordura em dois lugares parece estar associado a um menor risco de morte. Três estudos mostraram que cada aumento de 5cm na circunferência da coxa estava associado a um risco 18% menor de mortalidade por todas as causas. Em nove estudos, um aumento de 10cm de circunferência do quadril de uma mulher foi associado a um risco 10% menor de morte. “O tamanho da coxa é um indicador da quantidade de músculo, que é protetor e a gordura do quadril, não é uma gordura visceral, mas gordura subcutânea, que é considerada benéfica”, afirma Taussef Ahmad Khan da Universidade de Toronto.

Assim, segundo Dra. Morgana, comparando duas pessoas com o mesmo tamanho de quadril, a pessoa com a cintura maior, corre maior risco de mortalidade prematura. A perda do excesso de peso é essencial, mas provavelmente não há como redistribuir o peso, ou perder peso apenas de cintura. É necessário perder peso geral e isso também vai reduzir a gordura central.

Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clinica de Tapejara. Telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *