Cinco sinais de que é hora de procurar um médico

(Dra. Elenice Mariotto Blaya dá dicas)

f960d763-153a-4050-b19b-ee1b835f53a4

febre pode ser um forte indício de que há algo no organismo, como uma infecção causada por vírus ou bactéria, por exemplo. Por isso, é muito importante ter um termômetro em casa, para poder informar ao médico a temperatura exata.

A Dra. Elenice Mariotto Blaya lembra que é imprescindível procurar assistência médica nos seguintes casos (importante: os valores se referem à temperatura axilar, ou seja, medida com o termômetro na região da axila):

1) Temperatura acima de 37,5ºC e abaixo de 35,5ºC em bebês com menos de três meses;

2) Temperatura superior a 39ºC em bebês com mais de três meses, ou se a febre vier acompanhada de choro persistente e irritabilidade extrema, vômitos;

3) Respiração rápida (mais de 50 respirações por minuto em bebês de até um ano; e mais de 40 respirações por minuto em crianças entre um e cinco anos), rigidez na nuca (o queixo não encosta no peito) ou fontanela (moleira, aqueles espaços mais moles nas junções dos ossos do crânio de recém-nascidos) tensa e abaulada (ao passar a mão, é possível sentir que a moleira está saliente);

4) Febre que dura mais de um dia, acompanhada de dor de cabeça, irritabilidade, sonolência, dificuldade para falar, apatia (sintomas sugestivos de meningite) em crianças de até dois anos;

5) Febre em pessoas de qualquer idade acompanhada dos seguintes sintomas: dor de cabeça forte e persistente; sensibilidade excessiva à luz; dor de garganta que impeça a deglutição; vermelhidão na pele; nuca enrijecida e dolorosa ao curvar a cabeça; confusão mental; vômitos repetitivos; dificuldade para respirar ou dor no peito; irritabilidade ou apatia ou sonolência; dores abdominais; dor ao urinar ou micção frequente e em pequena quantidade.

Atenção: Um banho rápido em água morna pode ajudar a baixar a temperatura. Contudo, se a pessoa tiver muitos tremores durante o banho, interrompa-o imediatamente. Banho frio, por sua vez, pode ocasionar piora do quadro clínico. Adicionar álcool na água do banho também não é indicado, pois além de ineficaz, a criança pode inalar a substância. Portanto, em caso de febre alta que não passa, a melhor solução é ir ao pronto-socorro ou procurar um médico de sua preferência.

Dra. Elenice Mariotto Blaya é médica pediatra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara.  Informações pelo telefone 3344-3600.

Síndrome do ovário policístico

Dra. Daniela comenta sobre o tema

Dra. Daniela

Os ovários são dois órgãos, um de cada lado do útero, responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos e por acolher os óvulos que a mulher traz consigo desde o ventre materno. A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alterações dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.

Segundo Dra. Daniela Maris Piccoli, ginecologista e obstetra, a diferença entre cisto no ovário e ovário policístico está no tamanho e no número de cistos.

A síndrome acomete principalmente mulheres entre 30 e 40 anos, e o diagnóstico tornou-se mais preciso com a popularização do exame de ultrassom. Estima-se que no Brasil haja 2 milhões de mulheres com essa condição.

SINTOMAS

• Alterações menstruais – Podem ser de vários tipos. Em geral, as menstruações são espaçadas, a mulher menstrua apenas poucas vezes por ano. Mas também pode haver tanto menstruação intensa como ausência de menstruação;
  • Hirsutismo–  Aumento dos pelos no rosto, seios e abdômen;
  • Obesidade– Há tendência à obesidade, sendo que ganho significativo de peso piora a síndrome;
  • Acne– Em virtude da maior produção de material oleoso pelas glândulas sebáceas;
  • Infertilidade;
  • Também pode haver queda de cabelo e depressão.
  • Aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares

CAUSAS

Dra. Daniela esclarece que não foi estabelecida ainda a causa específica da síndrome do ovário policístico. Sabe-se que 50% das mulheres com essa síndrome têm hiperinsulinismo e o restante apresenta problemas no hipotálamo, na hipófise, nas adrenais e produz maior quantidade de hormônios masculinos.

RECOMENDAÇÕES

• Consulte regularmente seu ginecologista. Não deixe de fazer os exames ginecológicos e outros que ele possa indicar;
  • Não se descuide.
  • Caso desejem, mulheres com ovários policísticos podem realizar procedimentos para remoção de pelos, como eletrólise, laser entre outros;
  • Controle seu peso, principalmente com dietas de baixo teor de carboidratos. A obesidade agrava os sintomas da síndrome do ovário policístico, além de por si só causar uma série de complicações;
  • Atividade física por pelo menos 30 minutos, cinco dias por semana, é essencial, tanto para manutenção do peso ideal como para prevenir problemas cardiovasculares.

Dra. Daniela Maris Piccoli, é ginecologista e obstetra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Telefone 3344-3600.

O Papanicolau

(O Ginecologista Dra. Mario Blaya explica)

dr. Mario - abril 2019

O Papanicolau, é um exame ginecológico muito importante porque pode detectar precocemente o câncer de colo do útero, um dos tumores mais comuns na população feminina e a quarta causa de mortes de mulheres por câncer no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença, segundo Dr. Mario Blaya, ginecologista e obstetra, geralmente é provocada pela infecção persistente de alguns tipos do papilomavírus humano, o HPV. Por isso, a vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção, associada ao diagnóstico precoce, para lesões chamadas “pré-cancerígenas”

QUANDO E QUEM DEVE FAZER

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa, principalmente aquelas entre 25 e 64 anos, façam o exame regularmente. Segundo Dr. Mario, os intervalos devem ser os seguintes:

• Após o primeiro exame, o segundo deve ser feito depois de um ano;
  • Se os resultados forem normais, o próximo poderá ser feito com maior intervalo, conforme avaliação médica.
  • Se os resultados indicarem infecção por HPV ou lesão de baixo grau, é preciso repeti-lo após seis meses;
  • Se apontar lesão de alto grau, o médico é quem vai definir a melhor conduta.

Mas existem algumas exceções: para mulheres com imunossupressão, a indicação é realizar o Papanicolau logo após o início da atividade sexual, repeti-lo em seis meses e, se os resultados forem normais, anualmente. Entram nesse grupo, por exemplo, mulheres com HIV (vírus causador da aids), aquelas que usam imunossupressores após transplante de órgãos sólidos, pacientes em tratamentos de câncer e usuárias crônicas de corticosteroides. O ideal é procurar um médico ginecologista todos os anos, para avaliação de sua saúde.

Dr. Mario Blaya é integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Lipoaspiração

(Dr. Bruno - Cirurgião Plástico explica)

3

A lipoaspiração é uma das cirurgias mais realizadas no mundo, com o objetivo de remover a gordura localizada em diversas áreas do corpo, como: abdome, flancos, costas, braços e coxas.

Essa cirurgia é feita em aproximadamente 2 a 3 horas.  Algumas pessoas (mesmo saudáveis e praticantes de atividade física) possuem um corpo com contornos desproporcionais em virtude da gordura localizada, nesses casos a cirurgia de lipoaspiração pode ser uma boa opção.

Quando surgiu esse tipo de cirurgia, o procedimento resumia-se apenas em retirar a gordura do corpo do paciente, mas com o avanço dos estudos e a modernização das técnicas surgiu a #lipoescultura ( Cirurgia em que a gordura retirada na lipoaspiração pode ser transferida para outras partes do corpo, proporcionando maior volume em outras regiões, como por exemplo, o glúteo).

Esse procedimento é muito procurado, pois não existe rejeição do corpo ao material injetado, já que é utilizada a gordura do próprio paciente e não algum material sintético.

Como evitar crises de alergia respiratória em crianças

Dra. Elenice Mariotto Blaya detalha o tema

Dra. Elenice - esta

As alergias podem surgir em qualquer idade, mas é comum que comecem já na infância. A mais recorrente das que afetam o aparelho respiratório é a rinite alérgica. Congestão nasal, coriza, tosse, irritação no nariz, na garganta e nos olhos são sintomas comuns.

Eventualmente, esses sintomas podem ser confundidos com os de um resfriado. Contudo, segundo a Dra. Elenice Mariotto Blaya, médica pediatra, o resfriado pode causar febre baixa e momentânea e dura menos de uma semana, enquanto as alergias podem permanecer por mais tempo e são mais frequentes, pois ocorrem sempre que a criança se expõe aos alérgenos (mais presentes nas estações mais frias, visto que nessa época é comum ficarmos mais tempo em locais fechados e com aglomeração de pessoas).

Além da poeira e dos ácaros, outras substâncias que são gatilhos comuns são mofo, fungos, pelos de animais, pólen, produtos de limpeza, inseticidas, fumaça de cigarro e perfumes. A melhor forma de evitar as crises é reduzir ao máximo a exposição a esses agentes:

• Troque e lave a roupa de cama semanalmente, pois ela acumula muitos ácaros;
  • Evite usar tapetes, cortinas e outros objetos que concentrem pó facilmente;
  • Mantenha os ambientes bem arejados e expostos ao sol sempre que possível;
  • Utilize aspirador de pó e pano úmido para limpeza ao invés de vassoura e espanador;
  • Não deixe muitos bichos de pelúcia no quarto da criança.

Além dos cuidados com o ambiente, existem medicamentos que aliviam os sintomas e até vacinas antialérgicas que servem para reduzir o nível de sensibilidade do paciente aos agentes desencadeantes. Mas a Dra. Elenice alerta: é necessário consultar um médico para investigar a causa e receber as orientações e opções de tratamento mais adequadas para cada indivíduo. No caso da vacina, por exemplo, existem contraindicações que levam em conta um exame criterioso do paciente. O ideal é evitar as crises com as medidas preventivas.

Dra. Elenice Mariotto Blaya é integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

A importância dos exames de rotina

Dra. Luiza Mainardi explica

1

É muito comum, na prática médica, o atendimento de pacientes que desejam fazer um “check up”.  Porém, não existe uma lista universal que deva ser solicitada para todos. Exames de sangue e o exame físico devem ser direcionados para as queixas, sinais e sintomas que o paciente apresenta, considerando também o histórico de doenças do próprio paciente e de familiares, sobretudo os pais. Como exemplo de doenças a considerar podemos citar a hipertensão arterial (“pressão alta”), diabetes, hipo/hipertireoidismo, dislipidemia (aumento dos níveis de colesterol), entre outros, especialmente histórico de tumores.

Segundo a Dra. Luiza Seganfredo Mainardi, resultados anormais em pacientes jovens são raros e devem despertar atenção, principalmente quanto à mudanças de hábitos, como os alimentares. Resultados normais não excluem a necessidade do cuidado com alimentação e atividade física.  Em pacientes a partir dos 40 anos, os exames são importantes para diagnosticar/fazer o acompanhamento de doenças, ressaltando a importância do cuidado com o estilo de vida.

Lembra que o tempo necessário para a repetição dos exames dependerá do resultado do exame físico e laboratoriais solicitados na primeira consulta, o que será decidido pelo seu médico.

A médica enfatiza: Mantenha o hábito de praticar atividades físicas e alimentar-se de forma saudável, melhorando sua qualidade de vida e reduzindo a necessidade de tratamentos medicamentosos”.

Procure seu médico e informe-se!

Dra. Luiza Seganfredo Mainardi é médica clínica e cirurgia geral e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.