Dr. André Lorenzon fala sobre o tema
As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilÃndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo, com maior incidência no sexo feminino.
Segundo Dr. André Lorenzon, médico especialista em angiologia e cirurgia vascular, as principais queixas são: dor tipo “queimação” ou “cansaço”, sensação das pernas estarem pesadas ou ardendo, edema (inchaço) das pernas, principalmente ao redor do tornozelo, que, frequentemente, melhoram com a elevação dos membros inferiores e agravam-se no fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado, no calor, nos perÃodos próximo ou durante a menstruação e também durante a gravidez.
O médico reitera que não existe nenhuma relação estabelecida entre a formação de varizes e depilação ou uso de salto alto, assim como não há influência com relação a carregar peso. Subir escada pode ser considerado até um exercÃcio fÃsico, portanto, ajuda a incrementar o retorno venoso.
A ginástica, desde que recomendada pelo médico e acompanhada por professores de educação fÃsica, não só não provoca varizes como também é bastante aconselhável para evitá-las. Quanto à musculação, desde que não seja exagerada, não tem contraindicação.
Dr. André indica, para evitar varizes:
• Evitar ganhos exacerbados de peso. EMAGREÇA!!!
• Dieta rica em fibras para evitar a constipação intestinal.
• Procurar não permanecer muito tempo parado em pé ou sentado.
• Não usar cintas abdominais apertadas.
• Realizar caminhadas e/ou exercÃcios fÃsicos com supervisão médica.
• NÃO FUMAR!!!
• Utilizar sistematicamente meias elásticas, principalmente durante a gravidez.
• Evitar hormônios anticoncepcionais.
• Consulte regularmente seu angiologista/cirurgião vascular!
O tratamento especÃfico das varizes depende, fundamentalmente, da veia a ser tratada. Aqueles cordões varicosos, salientes e visÃveis, que elevam a pele, e aquelas pequenas veias de trajeto tortuoso ou retilÃneo são de tratamento cirúrgico; já as telangiectasias ou aranhas vasculares devem ser tratadas pela escleroterapia (injeção de uma solução esclerosante dentro destes vasos).
Naqueles pacientes que não querem ou não podem fazer nenhum dos tipos de tratamento citados, pode ser empregado o tratamento clÃnico com medicamentos, elevação dos membros inferiores e, fundamentalmente, o uso de meia elástica.
Mas o Dr. André alerta que uma dieta balanceada e exercÃcios fÃsicos, fazem bem não só para as varizes, mas para todo o corpo humano.
Dr. André Lorenzon é médico especialista em angiologia e cirurgia vascular e integra o corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Telefone 3344-3600.
CRM 24564
RQE 20415/20416