AVC – Saiba como identificar os sintomas

O neurologista Dr. Charles Carazzo detalha os sintomas

Dr. Charles

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a doença que mais mata os brasileiros, sendo a principal causa de incapacidade no mundo. Aproximadamente 70% das pessoas não retorna ao trabalho após um AVC devido às sequelas e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia. Apesar de atingir com mais frequência indivíduos acima de 60 anos, o AVC pode ocorrer em qualquer idade, inclusive nas crianças. O AVC vem crescendo cada vez mais entre os jovens, ocorrendo em 10% de pacientes com menos de 55 anos e a Organização Mundial de AVC prevê que uma a cada seis pessoas no mundo terá um AVC ao longo de sua vida.

O QUE É O AVC?

O Dr. Charles André Carazzo, neurologista, explica que o acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como o surgimento de um déficit neurológico súbito causado por um problema nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Classicamente o AVC é dividido em 2 subtipos:

-AVC isquêmico: ocorre pela obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral causando falta de circulação no seu território vascular. Ele é responsável por 85% dos casos de AVC.

-AVC hemorrágico: o acidente vascular cerebral hemorrágico é causado pela ruptura espontânea (não traumática) de um vaso, com extravazamento de sangue para o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), para o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnóide).

AVC TEM TRATAMENTO

Com a prevenção, Dr. Charles reitera que podemos reduzir muito o risco de AVC. Mas se ele ocorrer, atualmente o AVC tem tratamento. O tratamento do AVC isquêmico baseia-se na desobstrução do vaso cerebral ocluído, normalizando a circulação cerebral. O medicamento utilizado é o trombolítico, que é injetado na veia do braço circula pela corrente sanguínea até o vaso cerebral afetado e desmancha o coágulo que entope a circulação. Quanto mais rápido conseguirmos iniciar o tratamento, mais chance nós temos de salvar os neurônios que estão em sofrimento, diminuindo muito ou até evitando as sequelas do AVC.

APRENDA A RECONHECER O AVC PORQUE TEMPO PERDIDO É CÉREBRO PERDIDO
AVC – SINAIS DE ALERTA

Início súbito de qualquer dos sintomas abaixo:

• Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo
  • Confusão, alteração da fala ou compreensão
  • Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
  • Alteração do equilíbrio, coordenação , tontura ou alteração no andar
  • Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente

Se você ou alguém que você conhece estiver com um destes sintomas – NÃO ESPERE MELHORAR!!! CORRA!!! Cada segundo é importante.

A CAMPANHA MUNDIAL DE COMBATE AO AVC TEM O OBJETIVO DE REDUZIR O IMPACTO DO AVC AGINDO EM SEIS DESAFIOS BÁSICOS:

1. Conheça os seus próprios fatores de risco: hipertensão arterial, diabetes e colesterol alto, fibrilação atrial.
  2. Seja fisicamente ativo e exercite-se regularmente.
  3. Evite a obesidade, mantendo uma dieta saudável.
  4. Limite o consumo de álcool.
  5. Evite o fumo do cigarro. Se você fuma, procure ajuda para parar agora.
  6. Aprenda a reconhecer os sinais de alerta de um AVC.

Estas dicas valiosas são do Dr. Charles André Carazzo, neurologista, integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informe-se pelo telefone 3344-3600.