26 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Glaucoma

Dr. Juliano Grandi, oftalmologista, esclarece o tema.Dr. Juliano Grandi

Glaucoma é uma doença sem causa definida e sem cura na qual ocorre perda visual lenta e progressiva, inicialmente periférica e nas fases avançadas atingido a visão central levando a cegueira irreversível!

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são notificados aproximadamente 2,4 milhões de novos casos de glaucoma por ano somando 60 milhões de pessoas no mundo. No Brasil, o glaucoma chega a atingir 1 milhão de pessoas acima dos 40 anos e o risco triplica aos 70 anos de idade.

De acordo com o Oflalmologista Dr. Juliano Grandi, que atende na Saúde Center Clínica de Tapejara, é a segunda causa de cegueira no mundo (12,3%), só perdendo para catarata. “Estima-se que em 2020 existirão 79,6 milhões de pessoas acometidas”, esclarece ele.

Dr. Juliano lembra que o principal fator de risco é a pressão intra-ocular elevada e esta, só pode ser aferida pelo oftalmologista (Tonometria ocular).

Também são considerados fatores importantes e predisponentes do Glaucoma: Idade acima de 40 anos , alta miopia, uso crônico de corticóides, diabetes, raça negra, enxaqueca, hipotensão noturna, pacientes que tiveram algum trauma ocular ou doenças intra-oculares e a hereditariedade, parentes de primeiro grau correm risco 4 vezes maior de desenvolver a doença!

SAIBA MAIS:

O que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for tratada precocemente. A preocupação reside do fato de 80% dos glaucomas não apresentam sintomas no início. Daí a importância da visita a um oftalmologista regularmente. É uma doença crônica e que não tem cura, mas, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores serão as chances de evitar a perda da visão.

Como faço para saber se tenho glaucoma?

Para isto você deve consultar seu oftalmologista regularmente. Durante a consulta, ele fará ou solicitará diversos exames que poderão diagnosticar o glaucoma, tais como: exame do fundo do olho, medida da pressão intraocular e exame de campo visual.

Todas as pessoas podem ter glaucoma?

Sim, qualquer um pode ter glaucoma, mas é mais comum em negros, em parentes de portadores de glaucoma, em idosos, portadores de alta miopia, usuários crônicos de colírios com corticóides, diabéticos de forma discutível

Qual é o tratamento ideal para o glaucoma?

O tratamento ideal é aquele que melhor proporciona controle da doença, ou seja, ausência de progressão. Pode ser feito através de colírios, laser ou cirurgias.

Glaucoma tem cura?

O glaucoma não tem cura, mas tem controle. Por isso a importância do rígido cumprimento do tratamento e do acompanhamento do profissional médico oftalmologista.