Médico pediatra de Tapejara alerta para a vacinação contra a Gripe

gerson 2

A gripe é uma infecção das vias respiratórias provocada por um vírus chamado Influenza, que provoca surtos praticamente todos os anos na época do inverno. Quanto mais frio é o inverno, mais comum costumam ser os surtos de gripe.

Dr. Gerson da Silveira Peres, médico pediatra lembra que a gripe é uma doença benigna na imensa maioria dos casos, porém, por ser altamente contagiosa, ela é capaz de infectar milhões de pessoas em relativamente pouco tempo, fazendo com que uma taxa próxima de 1% represente, em números absolutos, uma quantidade grande de vítimas. Por isso, a vacinação contra o vírus Influenza tornou-se uma importante medida de saúde pública nos últimos anos.

A escolha pelo outono para aplicação da vacina deve-se pelo fato do sistema imunológico precisar de cerca de 1 mês para desenvolver de forma plena uma imunidade contra as cepas presentes na vacina. Como o pico de incidência da gripe ocorre no inverno, a população vacinada terá tempo suficiente para estar preparada contra o vírus.

Quem deve tomar a vacina contra gripe?

Qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade pode receber a vacina contra a gripe. Porém, há certos grupos que devem receber prioridade nas campanhas de vacinação, pois são eles que apresentam maior risco de desenvolverem complicações. No caso da gripe, o objetivo das campanhas de vacinação não é eliminar a circulação do vírus, mas sim reduzir a incidência de complicações e, conseqüentemente, o número de óbitos.

Por isso, o público-alvo destas campanhas são profissionais de saúde, indivíduos com mais de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, puérperas, indígenas, presos, portadores de doenças crônicas e transplantados.

Mas o Dr. Gerson da Silveira Peres, pediatra, esclarece “Se você não faz parte do grupo alvo das campanhas também pode se imunizar. A vacina pode ser encontrada em clínicas particulares”, afirma ele. Na rede pública a vacinação encerra nesta semana, na sexta-feira, dia 26.

O Dr. Gerson da Silveira Peres atende na Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

2 comentários sobre “Médico pediatra de Tapejara alerta para a vacinação contra a Gripe”

  1. Medicina e patologias são coisas muito complexas, a anos trabalho na área
    e sempre penso que é fantástico o corpo humano. Gostei muito do assunto
    e busco muitas informações na internet sobre patologias de diversas áreas
    embora eu seja especializado em pediatria.Parabéns pelo site, um abraço 😉

    1. Obrigado. Nossa preocupação também é a prevenção, por isso da necessidade de também repassar informações importantes aos pacientes e população em geral.
      Obrigado pelo seu contato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *