O descaso com o HPV

Médica Pediatra fala sobre a doença, vacina e incidência

 Dra. Elenice1

O HPV é um vírus altamente transmissível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por ele no decorrer de suas vidas.

Ao entrar em contato com a pele ou as mucosas, provoca uma infecção que causa verrugas genitais e anais em ambos os sexos. Mais de 20 subtipos estão ligados ao câncer de colo uterino. O HPV16 e o HPV18 são responsáveis por mais de 70% dos casos. De acordo com a agressividade e o potencial oncogênico, os subtipos são classificados como de risco baixo, intermediário ou alto.

 A OMS estima que haja cerca de 300 milhões de mulheres infectadas, no mundo, entre as quais 90 milhões pelos subtipos oncogênicos 16 e 18 ou por ambos.  Embora o uso de preservativo impeça a transmissão através da mucosa genital e oral, não é capaz de proteger a pele. Por essa razão, a medida mais eficaz para combater a transmissão é vacinar a população que ainda não foi infectada.

Segundo a Dra. Elenice Marioto Blaya, médica pediatra, o SUS oferece vacinação gratuita contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14, pessoas de 9 a 26 anos infectadas pelo HIV e para pacientes oncológicos ou transplantados. A vacina é a quadrivalente, administrada em duas doses com intervalo de seis meses. Elas protegem contra os subtipos mais prevalentes do HPV: 6, 11, 16 e 18.

Só que a adesão ao programa do Ministério da Saúde é um fracasso: de 2014 a junho de 2017, cerca de 72% das meninas de 9 a 14 anos foram vacinadas, mas apenas 45% receberam a segunda dose. Entre os meninos, pior ainda: de janeiro a junho, apenas 16% tomaram a primeira dose.

Apesar dos boatos que circularam pela internet, a vacina contra o HPV é segura.

Nos Estados Unidos, em 67 milhões de doses administradas, a incidência de efeitos indesejáveis foi de 0,03% (3 em cada 10 mil).

Portanto vacine seus filhos! A dica é da Dra. Elenice Marioto Blaya, médica pediatra da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informe-se pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *