Seis momentos que a sua pele gostaria que você fosse mais cuidadoso

Confira as dicas importantes da Dra. Juliana

Dra. Juliana7

Quando o sol brilha forte você já lembra do protetor solar. O problema é que os raios solares podem ser prejudiciais até naqueles dias em que o sol está mais tímido ou até mesmo se você estiver protegido da luz do dia, o que deixa a sua pele vulnerável nas mais diversas situações. A Médica dermatologista Dra. Juliana Rietjens revela alguns momentos que sua pele gostaria de estar protegida:

1. Em dias nublados e chuvosos

Mesmo com a aparente proteção das nuvens, os raios solares continuam ameaçando a nossa pele. “As nuvens podem bloquear a luminosidade, mas deixam passar cerca de 80% dos raios ultravioleta A e B, podendo provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele, além de aumentar o risco de ter câncer de pele”.

2. Embaixo do guarda-sol ou protegido na sombra

Sabe quando você vai para a praia e fica embaixo do guarda-sol, mas ao final do dia percebe que ficou com a pele toda queimada? “Não dá para dispensar o filtro solar nem mesmo sob o guarda-sol, pois vale lembrar que a maioria dos tecidos deixa passar parte da radiação solar. Além disso, a areia também reflete os raios UV”.

3. Usando o celular/computador/assistindo TV

Não são apenas os raios solares que podem prejudicar a sua pele. “A luz visível é transmitida por lâmpadas fluorescentes, como as que iluminam ambientes internos, iluminações artificiais, a luz do computador, do celular, da TV e da claridade que entra através da janela. Essas fontes de luz visível podem causar manchas na pele e também acelerar o seu envelhecimento precoce”, explica Dra. Juliana.

4. Ao deixar as orelhas expostas

Se você tem o cabelo curto ou costuma prendê-lo, é bom ficar atento aos cuidados com essa parte do corpo. “Áreas como as orelhas são geralmente negligenciadas/esquecidas na hora de aplicar o fotoprotetor.

5. Usando decotes

O cuidado em aplicar o protetor solar de forma correta não costuma ser levado tão a sério quando é necessário aplicar o produto na região do decote. Na verdade, no dia-dia, a gente nem presta muita atenção nela. Mas deveríamos. Isso porque essa região frequentemente fica vulnerável aos efeitos maléficos da radiação UV. A falta de proteção diária numa área exposta como essa pode resultar em manchas, rugas (‘rugas do decote’), e até mesmo o câncer da pele.

6. Quando você fica careca

O cabelo é uma proteção importante para a nossa cabeça. Ao perder os fios, ela se torna mais uma área que merece atenção para a proteção solar. “Pessoas que estão ficando sem cabelos ou com os cabelos ralos frequentemente esquecem-se de proteger adequadamente essa região, seja com filtro solar, seja com chapéu/bonés. É frequente o aparecimento de manchas, lesões pré-malignas e câncer de pele nessa região que rotineiramente não é protegida adequadamente”, lembra a médica.

Prestar atenção às partes do corpo que estão descobertas e protegê-las, seja com filtro solar ou proteção física é uma forma assertiva de prevenir o câncer de pele, o de maior incidência no Brasil.

Essa é a dica da Dra. Juliana Rietjens, médica dermatologista da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *