Lúpus: Doença silenciosa que atinge mais as mulheres

Dr. Fabio Batistella explica sobre a doença

Dr. Fabio Batistella

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) estima que haja 65 mil pessoas com lúpus no Brasil, sendo que 90% dos casos são mulheres. Acredita-se que uma em cada 1.700 mulheres brasileiras tenha a doença.

De acordo com o reumatologista Dr. Fábio Batistella, por ser uma doença do sistema imunológico, responsável por nos defender contra infecções e também pela produção de anticorpos e organização dos mecanismos de inflamação, a pessoa pode apresentar diferentes sintomas em várias áreas do corpo, como rins, coração e sistema nervoso central.  “Os anticorpos que deveriam nos proteger acabam atacando o organismo e causando inflamações nas células, tecidos e órgãos”, diz ele.

A causa da doença ainda é desconhecida pelos médicos, entretanto, existem fatores genéticos, hormonais e ambientais que influenciam o surgimento do lúpus. É importante destacar que ele não é contagioso, pois essa é uma doença autoimune.

“A doença pode atingir indivíduos em qualquer faixa etária, principalmente entre 20 e 45 anos. O que pode contribuir para o aparecimento da doença para aqueles que já têm predisposição são algumas infecções virais ou bacterianas, medicamentos e exposição solar ”, esclarece o Dr. Fábio.

Diagnóstico e Tratamento

O lúpus pode apresentar diversos sintomas, o que dificulta a sua identificação. Os sintomas mais comuns são dores articulares, febre, baixa produção de urina e, de uma hora para outra, o paciente pode apresentar diversas lesões na pele quando se expõe ao sol, o que chamamos de fotossensibilidade. Essa vermelhidão ocorre principalmente na face, mais especificamente nas maçãs do rosto.

Nos últimos anos, a sobrevida do paciente com lúpus tem sido cada vez maior. “É importante ressaltar que a pessoa com lúpus pode ter uma vida normal. Ela necessita ter alguns cuidados básicos, como evitar exposição excessiva ao sol, não fumar, tomar cuidado com a taxa de colesterol, fazer atividade física e seguir o tratamento adequadamente”, ressalta Dr. Fábio.

Procure outras orientações com um médico reumatologista que é o especialista em Lúpus. O Dr. Fábio Batistella é integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informe-se pelo telefone 3344-3600.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *