Imunizações e Diabetes Mellitus

(Endocrinologista Dra. Morgana R. Rodrigues explica)

Morgana 2019

Pessoas portadoras de Diabetes Mellitus apresentam maior risco de infecção fúngica, viral e bacteriana, que podem aumentar a morbidade e mortalidade. A imunização desses pacientes é, portanto, importante estratégia de proteção de saúde e de promoção de qualidade de vida.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e de Imunizações (SBIm) recomenda para pessoas com Diabetes as seguintes vacinas: Influenza, Pneumocócica conjugada 13-valente (VPC13), Pneumocócica polissacarídica 23 (VPP23), Hepatite B, Varicela e Herpes Zoster.

A médica Endocrinologista Morgana Regina Rodrigues esclarece que no Brasil, em 2018, do total de mortes por Influenza (gripe), 76% foram indivíduos pertencentes aos grupos de risco. Desses, 23% tinham Diabetes Mellitus. Entre 2012 e 2018 houve uma média de 4.653 casos por ano de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza. Entre 2009 e 2018 a média por ano de óbitos por Influenza foi de 900 casos.

Já a Pneumonia Pneumocócica tem risco 1,4 vez maior e até 4,6 vezes maior para doença pneumocócica invasiva em portadores de diabetes.

O Herpes Zoster tem um risco três vezes maior em pessoas com diabetes e idade acima de 65 anos. Em mais jovens, o risco foi 1,5 vez maior.

O Diabetes tipo 2 duplica a possibilidade de complicações hepáticas em portadores crônicos do vírus da Hepatite B. Além disso, a infecção pelo vírus da Hepatite B aumenta a probabilidade de complicações crônicas do Diabetes.

Dra. Morgana lembra que no dia 16 abril iniciou, no Brasil, a vacinação da Gripe nas pessoas portadoras de doenças crônicas. Em virtude do que foi exposto acima, é recomendado que todas as pessoas com Diabetes façam a Vacina da Gripe. Lembrando alguns pontos:

– Existe a Vacina Trivalente (fornecida pela SUS) constituída pelo H1N1, H3N2, linhagem de influenza B (Victoria) e a Tetravalente (fornecida pela rede privada, mais efetiva) constituída por H1N1, H3N2, linhagem de influenza B (Victoria e Yamagata);

– Ela não protege contra SARS-CoV 2 (COVID-19);

– É constituída por vírus inativo, portanto, não gera quadros de gripe e pneumonia após sua aplicação;

– Não há contraindicação de realização. Pessoas com alergia a proteína do ovo podem fazer a Vacina da Gripe

– A vacinação é anual.

Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista e faz parte do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *