Anemia não é só falta de ferro

(Hematologista Dra. Moema Nenê Santos explica)

cccc2305-cb12-4648-aa0b-40433215b0bf

A falta de disposição, o cansaço e a dificuldade de concentração podem ser sintomas normais da correria do dia, mas eles também podem sinalizar outro problema que, muitas vezes, não recebe a devida atenção: a anemia. A doença tem como característica a diminuição dos glóbulos vermelhos ou melhora nos níveis de  hemoglobina no fluxo sanguíneo. Muita gente associa o diagnóstico à falta de ferro, mas esse não é o único tipo de anemia que existe, explica a Dra. Moema Nenê Santos, médica Hematologista.

A anemia ferropriva é a forma mais comum da doença. Ela surge quando o ferro não está presente no corpo em níveis adequados, o que diminui a produção dos glóbulos vermelhos, que transportam o oxigênio pelo corpo. Já a anemia hemolítica é mais complexa. Ela ocorre quando os glóbulos vermelhos se destroem antes que o próprio organismo o recomponha por meio da produção que é feita pela medula óssea. Essa doença pode ter origem genética ou surgir de outras doenças e tratamentos de saúde.

A anemia falciforme e talassemias são outros tipos hereditários da doença, conhecidos como hemoglobinopatias. Sua característica é uma alteração nos glóbulos vermelhos alterados. Essa alteração no formato torna as células sanguíneas mais frágeis e fáceis de se romper. As anemias aplásicas são mais raras e graves. Ambas são hereditárias ou estão associadas à alteração produção de sangue pela medula óssea. Na primeira, a quantidade de glóbulos vermelhos produzida pelo corpo não é suficiente. Na segunda, o organismo produz anticorpos que atacam as células da medula óssea. Por fim, temos as anemias macrocíticas, que surgem quando o corpo não absorve ou há perda da vitamina B12 e folatos, o que reduz os glóbulos vermelhos no sangue.

Possuímos também as anemias secundarias a doenças crônicas e também por infiltração ou malformação da medula óssea.

A Dra. Moema explica que os principais sintomas das anemias são o cansaço, irritabilidade, falta de apetite, palidez, olhos amarelados, dificuldade de aprendizagem nas crianças, falta de ar e/ou tontura, dor de cabeça, no peito e nas pernas e mãos e pés frios e/ou formigamento nessas regiões. Ao sentir qualquer um desses sintomas, procure um profissional da saúde.

Dra. Moema Nenê Santos é médica Hematologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.