Você já ouviu falar em Tétano Neonatal?

(A pediatra Dra. Elenice Blaya explica)

Dra. Elenice - esta

O que é o Tétano Neonatal?  

É uma doença infecciosa aguda, grave, não contagiosa, que acomete o recém-nascido (RN), nos primeiros 28 dias de vida, tendo como manifestação clínica inicial a dificuldade de sucção, irritabilidade e choro constante. A doença é causada por uma bactéria chamada Clostridium tetani.

A imunidade do recém-nascido é conferida pela vacinação adequada da mãe.

Como o a transmissão?

A Dra. Elenice Mariotto Blaya, médica pediatra, explica que o tétano neonatal não é transmitido de pessoa a pessoa e sim pela contaminação do coto umbilical com os esporos da bactéria, que podem estar presentes em instrumentos não esterilizados e utilizados para secção do cordão umbilical, como tesoura e fios para laqueadura do cordão. Os esporos da bactéria também podem estar presentes em produtos do hábito cultural das populações, utilizados no curativo umbilical, como ervas, chás, pós e pomadas, entre outros.

Quais são os sintomas?

O recém-nascido apresenta, em caso de tétano neonatal, os seguintes sinais e sintomas:

  • choro excessivo; . dificuldade para mamar e abrir a boca;  . irritabilidade;
  • quando há presença de febre, ela é baixa; . contraturas musculares ao manuseio ou espontâneas.

Como é feito o tratamento?

O tratamento do tétano neonatal deve ser sempre em ambiente hospitalar. O paciente deve ser internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou em enfermaria apropriada, acompanhado por uma equipe médica e de enfermagem experiente e treinada na assistência dessa enfermidade, o que pode reduzir as complicações e a letalidade.  Sendo que a mortalidade apesar do tratamento é acima de 80%, sendo uma doença gravíssima.

Como prevenir o Tétano Neonatal?

A vacina antitetânica (esquema completo e atualizado) tem uma eficácia de quase 100% na prevenção do Tétano Neonatal. Além da vacina, o parto limpo (asséptico), cuidados higiênicos e adequados com o coto umbilical são fundamentais na prevenção da doença, afirma a médica. Essa vacina é aplicada nos 2 meses, 4 meses e 6 meses, com reforço após 1 ano.

Pré-Natal

A realização do pré-natal é extremamente importante para prevenir o tétano neonatal. A Dra. Elenice Mariotto Blaya é médica pediatra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *