O Papanicolau

(O Ginecologista Dra. Mario Blaya explica)

dr. Mario - abril 2019

O Papanicolau, é um exame ginecológico muito importante porque pode detectar precocemente o câncer de colo do útero, um dos tumores mais comuns na população feminina e a quarta causa de mortes de mulheres por câncer no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença, segundo Dr. Mario Blaya, ginecologista e obstetra, geralmente é provocada pela infecção persistente de alguns tipos do papilomavírus humano, o HPV. Por isso, a vacina contra o HPV é uma das principais formas de prevenção, associada ao diagnóstico precoce, para lesões chamadas “pré-cancerígenas”

QUANDO E QUEM DEVE FAZER

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa, principalmente aquelas entre 25 e 64 anos, façam o exame regularmente. Segundo Dr. Mario, os intervalos devem ser os seguintes:

  • Após o primeiro exame, o segundo deve ser feito depois de um ano;
  • Se os resultados forem normais, o próximo poderá ser feito com maior intervalo, conforme avaliação médica.
  • Se os resultados indicarem infecção por HPV ou lesão de baixo grau, é preciso repeti-lo após seis meses;
  • Se apontar lesão de alto grau, o médico é quem vai definir a melhor conduta.

Mas existem algumas exceções: para mulheres com imunossupressão, a indicação é realizar o Papanicolau logo após o início da atividade sexual, repeti-lo em seis meses e, se os resultados forem normais, anualmente. Entram nesse grupo, por exemplo, mulheres com HIV (vírus causador da aids), aquelas que usam imunossupressores após transplante de órgãos sólidos, pacientes em tratamentos de câncer e usuárias crônicas de corticosteroides. O ideal é procurar um médico ginecologista todos os anos, para avaliação de sua saúde.

Dr. Mario Blaya é integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *