Dr. Johnny Zoppas comenta sobre o assunto
Â
Uma pequena ardência surge na ponta da lÃngua. Ou na bochecha, ou nos lábios. Quando as aftas aparecem, elas são incômodas, ardidas, doloridas e dificultam a mastigação. Há quem quase nunca apresente uma afta, mas há pessoas que sofrem com esse incômodo de forma recorrente. Apesar de serem bem desagradáveis, geralmente elas não indicam nenhuma condição grave.
O que são aftas?
Segundo Dr. Johnny Zoppas, médico clÃnico e cirurgião, as aftas são pequenas feridas que surgem na cavidade bucal, também sendo chamadas por “úlcera oralâ€, “úlcera aftosa†ou “estomatite aftosaâ€.
Consideradas lesões benignas, elas são uma das alterações orais mais frequentes na população.
Não se sabe exatamente o que faz uma afta surgir, mas considera-se que seja uma resposta imunológica, uma reação à alimentação ou uma inflamação decorrente de alguma pequena lesão preexistente.
Como há pessoas que apresentam com frequência essas pequenas feridas, é possÃvel que fatores como o estresse, a sensibilidade a certos alimentos e outros hábitos (como tabagismo) possam desencadear a inflamação. Por isso, são manifestações do nosso próprio corpo e não são contagiosas.
 A maioria das pessoas apresenta aftas pequenas e isoladas, mas elas podem surgir em tamanhos maiores, com mais de 1cm, ou surgir em grande quantidade, chegando a mais de 100 por toda a boca.
Notar uma ou outra afta ao longo dos meses pode ser apenas uma situação incômoda e sem grande necessidade de preocupação. Mas quando são recorrentes, duradouras ou comprometem o bem-estar, é preciso investigar as causas e buscar medidas para aliviar o incômodo e diminuir a incidência.
Qual a causa das aftas?
Ainda não é possÃvel afirmar qual a real causa da afta ou porque ela surge com mais frequência em algumas pessoas. Em geral, indica-se que há causas multifatoriais que favoreçam o surgimento da lesão na boca, como alteração autoimunes, machucados, predisposição, alterações gástricas ou condições emocionais.
Quando surgem de maneira isolada e pontual, não há grandes necessidades de investigar as causas da afta, mas se forem recorrentes ou duradouras, deve-se buscar ajuda para o problema que pode estar relacionado aos hábitos ou alterações do organismo.
Fatores e grupos de risco
Alguns fatores podem favorecer a manifestação de aftas de modo frequente ou pontual. Além da predisposição genética, pessoas com alergias e intolerâncias alimentares podem sofrer de modo mais recorrente com as feridas ao entrarem em contato com os alimentos alergênicos.
Outros fatores que incidem no surgimento das lesões são:
- Pacientes com baixa imunidade, por exemplo portadores de HIVou doentes crônicos;
- Pessoas com rotinas estressantes;
- Tabagismo;
- Má alimentação;
- Uso de medicamentos que afetem o pH estomacal;
- Pessoas com aparelhos, próteses ou dentaduras.
Homens e mulheres podem ser afetados pelas aftas, mas devido à s alterações hormonais no perÃodo menstrual, as mulheres podem apresentar manifestações mais frequentes das lesões.
Diagnóstico
Como as aftas são, geralmente, respostas a alterações do organismo ou de rotinas, mas sem grande impacto na saúde e funcionamento do corpo, elas tendem a não precisar de uma avaliação médica. Porém, em casos constantes ou persistentes, o diagnóstico médico é necessário.
Dr. Johnny D. Zoppas é médico clÃnico e cirurgião e integra o corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara.