Semana Internacional da Tireoide – 20 a 25 maio de 2019

Dra. Morgana – endocrinologista fala sobre o tema

Julho de 2018 Dra Morgana Regina Rodrigues

Esse ano o tema a ser abordado é tireoide e gestação. Durante a gestação, a tireoide precisa dar conta do metabolismo da mãe e do bebê, principalmente porque a tireoide do feto só começa a funcionar e produzir hormônio a partir da 20ª semana. Antes desse período, ele depende, exclusivamente, da tireoide da mãe.

Segundo Dra. Morgana Regina Rodrigues, médica endocrinologista, as alterações no funcionamento da tireoide no período gestacional são fisiológicas e esperadas. É normal que o hormônio da tireoide (TSH) apresente valores diferentes dos de mulheres não grávidas.

O mau funcionamento da glândula da tireoide durante a gestação pode trazer sérios problemas, tanto para a gestante quanto para o seu bebê. Mesmo as alterações mais discretas (as subclínicas) devem ser acompanhadas. Entre os riscos para a gestante estão: abortos, partos prematuros, além de hipertensão durante a gravidez.

Nas disfunções mais graves entram as preocupações com os fetos. O hipotireoidismo materno importante pode causar problemas mentais no bebê, déficit cognitivo e aparecimento de bócio, mas, segundo Dra. Morgana, com acompanhamento e orientações corretas é possível evitar as complicações.

No Hipotireoidismo, nunca suspenda ou modifique a dose da levotiroxina durante a gestação ou amamentação sem orientação do seu endocrinologista. Ela é segura e necessária.

Mulheres durante a gestação não podem receber Iodo Radioativo – caso tenha feito tratamento prévio para Hipertireoidismo com iodo radioativo, deve-se idealmente aguardar pelo menos seis meses antes de engravidar.

Nódulos na tireoide descobertos durante a gestação não necessitam de investigação até o parto.

Importante:

РComunique sempre ao seu endocrinologista caso pretenda engravidar e quando descobrir a gesta̤̣o

РAguarde at̩ que a doen̤a da tireoide esteja bem controlada antes de engravidar

– Mantenho o acompanhamento durante toda a gestação e após o parto

РFa̤a o teste do pezinho no seu beb̻, que pode indicar se ele apresenta alguma disfun̤̣o tireoideana

A Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista e faz parte do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *