Estágios da Doença de Alzheimer

Dr. Charles detalha sobre a doença

Dr. Charles

Os estágios da doença de Alzheimer não são mundialmente padronizados, mas existem fases principais que devem ser conhecidas para que o tratamento seja conduzido de acordo.

O Dr. Charles André Carazzo, neurologista, explica que a doença tem três estágios principais: inicial, moderado e avançado. Conheça os sintomas e saiba o papel dos familiares e/ou cuidadores em cada fase.

FASE INICIAL:

SINTOMAS – o paciente pode ter lapsos de memória, como esquecer a localização dos objetos, mas ainda é independente. Há mudanças na personalidade e no humor e prejuízo das habilidades visuais e espaciais, o que pode provocar mais quedas.

FUNÇÕES DO CUIDADOR – o cuidador deve lidar com a aceitação da doença, decidir sobre a revelação ou não do diagnóstico ao paciente e se informar a respeito da enfermidade e seus tratamentos.

FASE MODERADA:

SINTOMAS – os principais sintomas são dificuldade na fala e problemas na coordenação motora. Pode haver agitação, insônia, comportamento repetitivo, esquecimento de fatos importantes da vida e de informações pessoais. Essa fase é mais longa e pode durar anos.

FUNÇÕES DO CUIDADOR – o cuidador precisa garantir a segurança física, emocional e financeira do paciente. Considerar contratar um cuidador em tempo integral e estabelecer novas formas de relacionamento, mantendo contato afetuoso e acompanhando suas atividades.

FASE AVANÇADA:

SINTOMAS – o paciente resiste à execução de tarefas simples (como fazer sua higiene pessoal) tem dificuldade de comer e de se comunicar, deficiência motora progressiva, incontinência urinária e fecal, perda de consciência de experiências recentes, mudança nas habilidades físicas (andar, sentar, engolir) e maior risco de contrair infecções.

FUNÇÕES DO CUIDADOR – o cuidador deve manter os cuidados da fase moderada, mas de forma intensiva. É preciso buscar alternativas para comunicação, falar pausadamente, atentar para a linguagem corporal, fazer perguntas que possam ser respondidas com SIM ou NÃO e estimular o paciente a responder com gestos.

Os familiares devem ficar atentos e procurar um médico especialista assim que perceberem alguma alteração. O neurologista é o médico especializado neste caso.

Dr. Charles André Carazzo é neurologista e atende na Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *