Falando sobre Câncer de Tireoide…

(Dra. Morgana fala sobre as novidades na área)

Dra. Morgana - endocrinologista

A Médica Endocrinologista Dra. Morgana Regina Rodrigues participou recentemente do Encontro Brasileiro de Tireoide (EBT), na cidade de Campos do Jordão, SP. Entre os assuntos de grande relevância abordados, o Câncer de Tireoide se destacou como um dos mais importantes, devido ao aumento do número de casos diagnosticados nos últimos anos.

A glândula tireoide pode apresentar nódulos e, felizmente, a maioria (entre 90-95%) são benignos. O Câncer de Tireoide é um dos menos letais, podem ser diagnosticados precocemente e taxa de sobrevida em 5 anos é de 97%. A causa é desconhecida, mas existem fatores de risco que podem tornar a pessoa mais vulnerável, entre eles:

– Tratamento com radiação para a cabeça, pescoço ou tórax, especialmente na infância ou adolescência

– História Familiar de Câncer de Tireoide

– Um grande nódulo ou rápido crescimento

– Idade superior a 40 anos

Classificação do Câncer de Tireoide:

Carcinoma Papilífero de Tireoide: é o tipo mais comum e está presente em cerca de 8 de 10 pessoas (80%). Geralmente cresce muito lentamente e muitas vezes se espalha para os gânglios linfáticos no pescoço. Espalhar para os pulmões e ossos é raro. Atinge as mulheres duas vezes mais frequentemente que os homens, e a idade do paciente típico é de 30-50 anos

Carcinoma Folicular: é mais raro e mais comum em países e regiões com deficiência de Iodo. Raramente atinge gânglios linfáticos, mas atinge pulmões e ossos.

Carcinoma Medular: é muito menos comum (cerca de 5% dos casos) e está associado a ocorrência de vários casos numa mesma família sendo necessário uma avaliação de risco cuidadosa dos outros membros da família.

Carcinoma Anaplásico: é o menos comum (cerca de 1-2% dos casos) e o mais agressivo. As chances de sobrevida mais de 6-12 meses é muito baixa. Afeta mais homens do que mulheres e em pessoas com mais de 65 anos. É muito raro em pacientes jovens

O Diagnóstico é realizado através da Punção Aspirativa com Agulha Fina (PAAF) do nódulo suspeito. É um exame muito preciso para identificar nódulos cancerosos ou “suspeitos” e muitas vezes pode identificar o tipo de câncer.

As opções de tratamento vão depender do tipo de câncer e se ele se espalhou. Entre elas, tem-se:

– Cirurgia: O cirurgião remove parte ou toda a glândula e linfonodos anormais se presentes. Após a cirurgia, o paciente deverá fazer a reposição do hormônio tireoidiano para o resto da vida.

РTerapia com Iodo Radioativo: Ingesta de Iodo radioativo para destruir o tecido tireoideano ṇo removido pela cirurgia. Tamb̩m pode tratar o c̢ncer de tireoide que se espalhou para linfonodos e outras partes do corpo.

РRadia̤̣o Externa: Esse tipo de tratamento ̩ menos comum, mas nos casos de c̢ncer avan̤ado com contraindica̤̣o cir̼rgica, podem se beneficiar

РQuimioterapia: Ben̩fico na Doen̤a Avan̤ada

Se você acha que tem um nódulo de tireoide, consulte um endocrinologista para diagnóstico e tratamento. A Dra. Morgana Regina Rodrigues é endocrinologista e atende na Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *