Prevenção de cálculo renal

Médico urologista dá dicas importantes

Dr. Luiz Eduardo

A eliminação de cálculos pelas vias urinárias provoca uma das dores mais intensas que o corpo humano pode suportar. Embora em alguns casos as dores fiquem limitadas a uma sensação desagradável de pressão que se irradia da região lombar para as partes inferiores do abdome, outros pacientes terão dores severas. Poderão ocorrer náuseas, vômitos ou sangramento na urina.

Segundo o médico urologista Dr. Luis Eduardo Almeida, o quadro é frequente: cerca de 10% das pessoas terão uma ou mais crises em suas vidas. Quem já teve e eliminou uma pedra, tem 50% de possibilidade de apresentar novo episódio nos cinco a sete anos seguintes. Os cálculos eliminados pelas vias urinárias podem ser microscópicos ou tão grandes que precisam ser retirados cirurgicamente.

Segundo Dr. Luis Eduardo, a prevenção na formação dos cálculos urinários baseia-se principalmente em uma mudança nos hábitos de vida, especialmente com o aumento da ingesta de água e sucos naturais (preferencialmente sucos cítricos, como de limão), diminuição do sal e de alimentos ricos em proteína animal, atividade física regular e perda de peso.

Dr. Luis Eduardo Almeida é urologista e integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *