Mitos e Verdades sobre o Reumatismo

Dr. Fábio Bastistella - médico reumatologista responde

Dr. Fabio Batistella

O QUE É REUMATISMO

Reumatismo é um termo médico antigo, que há muitas décadas deixou de fazer parte dos dicionários médicos, mas que ainda é muito utilizado pela população. Reumatismo costuma ser empregado nos casos de doenças dos sistemas muscular e osteoarticular de origem não traumática, o que, na prática, acaba por englobar centenas doenças de origens distintas.

Apesar de ser um termo amplo, é muito comum ouvirmos a palavra reumatismo sendo empregada de forma mais específica, como se fosse sinônimo de osteoartrose ou artrite reumatóide. O termo reumatismo também é muito empregado quando o paciente apresenta um quadro de artrite (inflamação de uma articulação). É bom lembrar que existe um número imenso de doenças que podem provocar uma artrite, desde infecções até doenças de origem imunológica.

– Mito: “Reumatismo é doença de velho”.

Fato: Em primeiro lugar o termo “reumatismo” é um termo popular consagrado para se referir a alguma das muitas doenças que podem ter manifestações no sistema músculo-esquelético. Além disso, estas doenças podem ocorrer em qualquer faixa etária.

– Mito: “Reumatismo ataca no frio”.

Fato: O ambiente mais frio apenas aumenta a sensibilidade e a percepção dolorosa levando o paciente a acreditar que a doença “atacou” por causa do frio.

– Mito: “Reumatismo no sangue”.

Fato: Este é uma expressão criada há muitos anos pelos próprios médicos para aqueles pacientes com dor e alguma alteração nos exames laboratoriais (“exames de sangue”) sem que necessariamente houvesse doença.

– Mito:”Exames para reumatismo”.

Fato: O termo “reumatismo” é vago como já foi mencionado. Os exames, quando solicitados, levam em consideração a queixa e o exame físico de cada paciente. A grande maioria deles é inespecífica e devem ser analisados com muito cuidado. Além disso, muitos destes exames podem estar alterados em indivíduos saudáveis.

– Mito: “Fórmula para reumatismo”.

Fato: Isto não existe. Cada doença tem seu esquema terapêutico definido. Esta tal “fórmula” geralmente consiste num coquetel de drogas com efeito paliativo e frequentemente associado a uma grande quantidade de efeitos colaterais.

– Mito: “Dor nas articulações significa reumatismo”.

Fato: Dor articular é uma manifestação clínica como outra qualquer. Pode estar presente em diversas patologias sem qualquer relação com “reumatismo”.

– Mito: “Alimentos ácidos aumentam o ácido úrico”.

Fato: O ácido úrico é um produto do metabolismo de uma variedade de proteínas chamada purinas. Já os encontrados em frutas e alimentos são o ácido cítrico, o ácido ascórbico e o ácido acético. Tem em comum apenas o fato de serem ácidos.

Para saber mais sobre o atendimento especializado do médico reumatologista, entre em contato com a Saúde Center Clínica e agende uma consulta com o Dr. Fábio Batistella. Telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *