Frio aumenta em 30% os casos de infarto

Cardiologista Dra. Mariza faz um alerta

Dra. Mariza

No inverno, os índices de doença do coração aumentam em 30%, principalmente quando a temperatura está abaixo dos 14 graus. A informação é do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

A relação entre o coração e as baixas temperaturas ocorre porque, quando os receptores nervosos da pele sentem o frio, estimulam a liberação de uma substância que, dentre outros efeitos, contraem os vasos sangüíneos. Com isso, a pressão sangüínea aumenta, podendo levar a ruptura de placas de gordura no interior das artérias.

As pessoas que convivem com fatores de risco, como colesterol elevado, tabagismo e obesidade, devem evitar a variação súbita de temperatura, pois o choque térmico pode provocar, além do infarto, angina, arritmia e até acidente vascular cerebral (AVC).

A Cardiologista Dra. Mariza Garcia Rosa alerta que “o frio prejudica principalmente aqueles que já têm alguma doença cardíaca, mas pode prejudicar àqueles que não têm ou que ainda não sabem que possuem alguma enfermidade no coração”, afirma.

Lembrou que no inverno o aumento do número de infecções respiratórias sobrecarrega o sistema cardiovascular, o que gera aumento do risco de infarto agudo do miocárdio e AVC. Lembrou também que a vacinação contra a gripe é um meio de prevenção contra infecções respiratórias. Outras formas de se diminuir o risco de infarto são: evitar se expor desnecessariamente a temperatura muito fria sem avaliação cardíaca adequada; não fazer atividade física em regiões muito frias e evitar o fumo.

Outro fator que merece atenção é a variação súbita de temperatura. Conhecido como choque térmico, a transição de um ambiente muito aquecido para um lugar mais frio pode desencadear alterações cardíacas.

 Hipertensos e diabéticos correm mais riscos
As pessoas que sofrem de hipertensão e de diabetes correm mais riscos durante o inverno. Segundo Mariza, essas doenças atingem a circulação sangüínea e ficam mais intensas com a chegada do frio.

DICAS PARA TER UM CORAÇÃO SAUDÁVEL EM TODAS AS ESTAÇÕES

– Pratique atividade física regularmente

РṆo fume

РControle a presṣo arterial, o colesterol e a glicose

РTenha uma alimenta̤̣o equilibrada, evitando as gorduras saturadas, preferindo frutas e vegetais frescos e a ingesṭo de peixe duas vezes na semana

РProcure seu m̩dico ao menos uma vez ao ano e tamb̩m quando sentir qualquer sintoma como dor no peito, palpita̤̣o e falta de ar.

A Cardiologista Dra. Mariza Garcia Rosa atende na Saúde Center Clínica em Tapejara. Informe-se e agende consulta pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *