Problemas que afetam a visão na Terceira Idade

Oftalmologista de Tapejara cometa sobre o assunto

Dr.Juliano Grandi

O tempo passa para todos nós. Sentimos os efeitos em nossa fisionomia, na cor e quantidade de cabelos, na nossa memória…

É claro que também há coisas muito boas na maturidade que o passar dos anos nos traz: torna: tornamo-nos mais sábios. Então é o momento de aproveitar a vida, mas para isso é preciso ter saúde. Estudos mostram que pelo menos 80% das doenças podem ser evitadas com medidas simples, como dieta balanceada e atividades físicas.

Infelizmente, existem alguns problemas de saúde que não podem ser evitados, mas conhecê-los e consultar o médico periodicamente pode fazer toda a diferença. Este é o caso de alguns problemas que afetam nossos olhos, principalmente quando a idade vai avançando.

SEU BRAÇO ENCOLHEU?

Por volta dos 40 anos, começamos a perder a capacidade de focar objetos que estão próximos. Este problema é chamado de presbiopia, também conhecida por “visão cansada”. Por conta dele, muitas pessoas que jamais usaram óculos ou lentes de contato começam a precisar deles.

Mas imagens turvas e embaçadas podem ser causadas por outros fatores, entre eles a catarata. A catarata, na maioria das vezes, vai gerando o embaçamento do cristalino (uma lente que fica dentro dos nossos olhos) aos poucos, podendo levar à cegueira. A doença é uma das principais causas de cegueira no mundo. Felizmente, por meio de cirurgia que substitui o cristalino doente por uma lente artificial, é possível recuperar a visão, diminuiu a necessidade de óculos ou até mesmo livrar-se deles.

Além do envelhecimento, a catarata pode ser causada pelo uso incorreto de colírios, como conseqüência de um trauma ocular, inflamações, ou doenças como o diabetes.

Ainda há outro tipo, chamado de catarata congênita que acomete os bebês, desde o nascimento. Entre as causas da catarata congênita estão a rubéola, a sífilis ou toxoplasmose durante a gestação.

O DIABETES também afeta seriamente os olhos. O diabético tem maior tendência ao desenvolvimento de diversas complicações, entre elas, a retinopatia diabética. As estatísticas chegam a ser alarmantes: a predisposição dos diabéticos a se tornarem cegos chega a ser 25 vezes maior do que a das pessoas sem a doença.

O Oftalmologista Dr. Juliano Grandi lembra: a detecção precoce dos problemas de visão, quem ocorrem mais comumente na terceira idade, é muito importante para determinar o tratamento eficaz, e com isso não comprometer sua qualidade de vida. Por isso, é tão importante manter uma programação regular de exames com seu oftalmologista.

Dr. Juliano Grandi atende na Saúde Center Clínica de Tapejara.  Informe-se e agende um horário pelo telefone 3344-3600.

 

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *