(Dra. Daniela, Ginecologista e obstetra explica)
Vamos abordar este tema durante esta semana. A Dra. Daniela Maris Piccoli fala sobre as diferenças, a quem se destina e as vantagens:
PARTE I
O QUE É
Embora muitas mulheres utilizem como método contraceptivo a pílula anticoncepcional, algumas delas, buscam outros métodos, pois não querem ingerir hormônios, ou porque possuem dificuldade em lembrar de tomá-las todos os dias, aumentando risco de gravidez. Aí entram como opções os DIU’s. Mas você sabe o que é DIU? E quais são as principais diferenças entre eles?
Será que o DIU é mesmo para você?
A ginecologista Daniela Maris Piccoli explica que para muitas mulheres, os dispositivos intrauterinos (DIU) são uma alternativa muito bem aceita por se tratar não só de um método contraceptivo eficaz, mas também para alívio de sintomas como fluxo menstrual intenso e/ou cólicas que prejudicam muito a qualidade de vida da mulher.
O que é o DIU?
DIU é um pequeno dispositivo em forma de T que é inserido no útero da mulher, através de um procedimento relativamente simples. O DIU pode ser revestido de cobre (DIU de cobre) ou hormônios (DIUs hormonais). Ambos possuem a mesma função: evitar que o óvulo seja fecundado e que o ovo se implante no útero, impedindo a gravidez. Sendo assim, ele atua de forma ampla, modificando as condições uterinas.
Dependendo do tipo, o DIU, pode-se prevenir a gravidez por 5 até 10 anos, sendo indicado inclusive para mulheres que nunca tiveram filhos.