Você sabe o que é Acromegalia?

(Dra. Morgana R. Rodrigues explica)

Morgana 2019

Dia 1º de novembro foi comemorado o Dia da Conscientização da Acromegalia, doença causada pela produção excessiva do Hormônio de Crescimento (GH) por um tumor (adenoma) na Hipófise, levando ao crescimento de extremidades ósseas e partes moles: mãos e  pés, língua, alargamento do nariz e lábios, proeminência frontal da face, mandíbula, alargamento do maxilar com separação dos dentes e má oclusão dentária, sudorese excessiva e dores articulares além de estar associado a doenças metabólicas (Diabetes, HAS, Dislipidemia, Apneia do Sono). Dra. Morgana Regina Rodrigues explica que o tratamento é cirúrgico com a retirada do Tumor. Em 50% dos casos não há cura, sendo necessário o uso de Análogos de Somatostatina (Octreotide e Lanreotide aprovados no Brasil).

Curiosidade: o francês Maurice Tillet, profissional de Luta Livre, que obteve grande sucesso no começo da década de 1940, sendo reconhecido como campeão dos pesos-pesados em Boston pode ter sido inspiração para a criação do personagem Shrek, apesar da produtora nunca ter confirmado. Ele falava 14 idiomas e era portador de uma doença rara chamada Acromegalia. Faleceu aos 51 anos por complicações cardiovasculares associadas a doença.

Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista e atua no corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *