Peculiaridades da pele das crianças

(Dra. Laura Costamilan esclaresce)

7f3b1b30-6dd3-4860-aae5-3949d2132e92

A pele do recém-nascido é, na globalidade, semelhante à do adulto, entretanto algumas particularidades conferem à cútis da criança individualidade própria.

Dra. Laura Zambonato Costamilan explica que apesar de todas as células constituintes da pele já estarem presentes ao nascimento, sua espessura total é diminuída e a funcionalidade de seus componentes é ainda incompleta. As funções de barreira física, imunológica e de fotoproteção gradualmente são desenvolvidas e alcançam desempenho semelhante à pele adulta por volta dos 2-3 anos de idade – ainda que as modificações “finais” ocorram apenas com a chegada da adolescência.

A perda de água através da pele é aumentada, tornando também maior o risco de desidratação. A barreira deficiente pode, mais facilmente, levar à intolerância e alergia aos produtos aplicados.

Como a absorção dos tópicos é maior, deve-se atentar ao risco de toxicidade sistêmica. Ainda, o uso de filtro solar e as características do produto a ser escolhido variam conforme a faixa etária.

Não descuide da pele dos pequenos. Uma pele saudável também faz parte de uma infância feliz. Consulte um dermatologista.

Dra. Laura Zambonato Costamilan é médica dermatologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *