Vacinação em dia, mesmo na pandemia

(Dr. Gerson Peres, médico pediatra, alerta para aimportância)

DSC_3633

É aceitável que o medo de comparecer às salas de vacinação é compreensível no contexto atual, mas as doenças preveníveis por vacina também são extremamente perigosas e capazes de levar à morte ou deixar sequelas e continuam ocorrendo ao redor do mundo sem parar para fazer quarentena.

Segundo o Dr. Gerson Peres, médico pediatra, interromper a vacinação rotineira — em especial de crianças menores de 5 anos, gestantes e outros grupos de risco — e as estratégias de seguimento e contenção de surtos pode levar ao aumento de casos de doenças imunopreveníveis e ao retorno de doenças eliminadas ou controladas. “No curto, médio e longo prazo, as consequências para as crianças podem ser mais graves do que as causadas pela pandemia”, alerta o médico.

A covid não está sozinha, doenças como o Sarampo e febre amarela continuam a ocorrer no Brasil, e a pólio pode voltar se não mantermos uma cobertura de 95% de vacinados.

O Dr. Gerson reitera que a vacinação é uma das prioridades em saúde pública e deve ser mantida, sempre que possível, com a adoção de estratégias adaptadas às realidades locais. Tais estratégias devem preservar a segurança dos profissionais da saúde, da comunidade e cuidadores, e se enquadrar nas regras de distanciamento social definidas para cada período da pandemia.

Não vamos deixar que só máscara, isolamento social e higienização das mãos, protejam nossa população, precisamos manter em dia as vacinas das nossas crianças, dos adolescentes, das gestantes, dos idosos e daquelas pessoas de risco para complicações que vivem com doenças crônicas”, finaliza o médico.

Dr. Gerson Peres é médico pediatra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

– Campanha da Unicef, Sociedade Brasileira de Pediatria e Sociedade brasileira de Imunologia –

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *