(Dr. Mario Blaya dá algumas orientações importantes)
Há um tempo atrás as meninas menstruavam mais tarde e iam pela primeira vez ao ginecologista, já casadas, depois que engravidavam. Antes disso, só consultavam um médico, na maior parte das vezes um clínico geral, se tivessem algum problema sério de saúde.
Atualmente, as meninas menstruam mais cedo e o início da vida sexual é mais precoce. “Teoricamente, antes que isso aconteça, é o momento ideal para a primeira consulta ao ginecologista”, afirma o Dr. Mario Blaya, ginecologista e obstetra.
A IMPORTÂNCIA DA ORIENTAÇÃO MATERNA
Descobrir a época certa da primeira consulta ao ginecologista depende muito da menina ou da adolescente. O primeiro passo é orientar as mulheres para que orientem bem suas filhas. Por isso, é fundamental a mãe estar preparada para transmitir à filha a informação necessária a fim de que não se assuste com a menstruação.
A partir do momento em que a menina menstruou, se sentir necessidade, deve ser levada ao ginecologista. Nunca deve ser levada à força, contra vontade. A maneira como a mãe encara a imagem do médico ao longo da vida, é de fundamental importância. Uma sugestão é a garota ir com a mãe a uma das consultas não como cliente, mas como simples acompanhante.
Dr. Mario Blaya alerta que talvez não seja um problema, mas a adolescente precisa conhecer seu ciclo menstrual. Por isso, deve marcar a data das menstruações, quanto duraram e se o fluxo foi abundante ou não. Dessa forma, no fim do ano, conseguirá organizar os dados necessários para estabelecer o padrão de seu ciclo menstrual.
“Têm ocorrido mudanças no amadurecimento do aparelho reprodutor feminino. Existe mesmo uma antecipação na idade da primeira menstruação. O grande problema não é o amadurecimento do aparelho reprodutor. É a maturidade emocional da menina. Embora sejam muito mais maduras que os meninos da mesma idade, muitas não estão prontas para iniciar a vida sexual e não é pequeno o número das que engravidam. O problema não é físico, é de maturidade”, esclarece o médico
As mães devem orientar suas filhas a respeito da importância da consulta ao ginecologista. Na verdade, tudo depende de como a mãe apresenta o problema.
Dr. Mario Blaya é ginecologista e obstetra integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica e responsável técnico da Saúde Center Fertilidade. Informações pelo telefone 3344-3600.