A acne, alteração de pele comum na adolescência, pode também surgir em mulheres na vida adulta. Dados epidemiológicos em países ocidentais sugerem que a prevalência de acne em adultos com mais de 25 anos é de aproximadamente 50%, com predominância feminina.
Dra. Morgana Regina Rodrigues, médica endocrinologista, explica que muitas vezes acontece por persistência da acne juvenil, mas em outros casos são alterações hormonais da idade adulta que justificam o aparecimento da acne.
A Síndrome dos ovários policísticos é uma das principais causas de aparecimento da acne da mulher adulta. Está associada com irregularidade da menstruação e ganho de peso, além de desenvolvimento de pré-diabetes.
“Alterações nas glândulas suprarrenais, que produzem os hormônios masculinos e aumento da sensibilidade da pele a estes hormônios também devem ser investigadas, além é claro, de acompanhamento com Dermatologista para o tratamento local da acne”, explica a médica.
Além das alterações hormonais, o desenvolvimento e a gravidade da acne podem estar associados a predisposição genética, uso de produtos cosméticos, tabagismo, estresse, exposição à poluição e o comportamento alimentar.
Recente publicação de um estudo francês NutriNet-Santé avaliou a associação do consumo de produtos gordurosos e açucarados, bebidas açucaradas e leite e a presença de acne em adultos. O resultado do estudo foi de uma possível associação em virtude da alta carga glicêmica, que aumenta os níveis circulantes de IGF-1 e insulina, gerando aumento de estresse oxidativo e inflamação, além de aumento na produção de sebo, responsáveis pelo desenvolvimento de acne.
Assim, a avaliação do Endocrinologista é fundamental, pois através do exame clínico e exames laboratoriais faz-se o correto diagnóstico, além de propor o tratamento adequado para corrigir o distúrbio hormonal e outras possíveis causas.
Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.