Campanha de vacinação contra a gripe segue até 30 de junho

(Dra. Elenice alerta para a importância da vacinação)

757afc7d-679f-4ce9-84b6-6f35aed9dea9

O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe para até 30 de junho, em todo o país. A terceira e última fase tem prioridade aos grupos formados por pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.

“É fundamental que as pessoas que fazem parte dos grupos de riscos, que ainda não se vacinaram, procurem os postos de saúde. A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza”, enfatiza a Dra. Elenice Mariotto Blaya, médica pediatra.

A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, irá auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a COVID-19, já que os sintomas são parecidos, ajudando a reduzir a procura por serviços de saúde.

Em relação à vacina contra a gripe, uma das mais seguras e eficientes no quesito da prevenção, estudos demonstram que a mesma reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença.

A pediatra explicou que, vacinando os pequenos, além de protegê-los diretamente da doença, é possível resguardar também os adultos que com eles convivem, uma vez que a gripe é transmitida de forma respiratória. Dra. Elenice ainda advertiu que, apesar das crianças poderem ser assintomáticas para Covid-19, isso não tem nenhuma relação com a vacinação contra a gripe.

Dra. Elenice Mariotto Blaya é médica pediatra e faz parte do corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *