Quanto tempo esperar para engravidar após uma curetagem?

(Dra. Daniela Piccoli explica)

Dra. Daniela

A curetagem é um procedimento necessário para limpar a cavidade uterina quando ocorre um aborto não completo. O procedimento é feito em ambiente cirúrgico, para garantir a saúde da mulher.

A Dra. Daniela Maris Piccoli, ginecologista e obstetra explica que muitas mulheres têm que passar pela curetagem para a retirada de corpos estranhos do útero. Além do aborto, o procedimento é usado para extrair pólipos da cavidade uterina.

Quanto tempo esperar até uma nova gravidez?

Quando o caso é um aborto mal completado, algumas ficam em dúvida se podem e o tempo que devem esperar para engravidar novamente.

Como o procedimento é agressivo, o útero precisa de um tempo para se refazer. É preciso esperar que a cavidade uterina fique cicatrizada, o que pode levar até seis meses.

Como fica a fertilidade depois de uma curetagem?

Não existem indicativos que a curetagem influencie na fertilidade da mulher. O que pode ocorrer é maior fragilidade das camadas internas do útero, dependendo da quantidade de curetagens realizadas. No caso em que ocorre na fase inicial da gravidez, a curetagem não implica em muitas alterações. Também podem ocorrer aderências intra uterinas.

A situação varia de mulher para mulher, mas o tempo de seis meses é recomendado pelos médicos para garantir uma margem de segurança na futura gravidez. É preciso estar com o organismo em dia para gerar plenamente um bebê.

Para as mulheres que querem mesmo engravidar, o médico acompanha a recuperação do organismo e prescreve os medicamentos e vitaminas para fortalecer o corpo para a gestação. Entre os mais importantes está o ácido fólico, que deve ser tomado até três meses antes da gravidez para evitar a má formação do bebê.

Dra. Daniela Maris Piccoli é médica ginecologista e obstetra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *