Conhecendo um pouco da área de atuação da Hematologia

(Hematologista Dra. MOEMA atende na Saúde Center Clínica de Tapejara)

3ac157ef-b39c-4fee-ac1a-260fb045d50d

A medula óssea, popularmente chamada de tutano, é o tecido gelatinoso que fica no interior dos ossos. É onde são produzidas as hemácias (glóbulos vermelhos), que transportam o oxigênio dos pulmões para todo o organismo, os leucócitos (glóbulos brancos), que fazem parte do nosso sistema de defesa e também as plaquetas, que integram o sistema de coagulação do sangue.

 

As doenças no sangue podem se manifestar como uma simples anemia, que pode ser revertida com a reposição de suplementos, ou em situações mais graves, como é o caso da leucemia, ou doenças do nosso sistema de defesa ou da nossa coagulação. O mais importante é buscar orientação de um Hematologista a qualquer suspeita de enfraquecimento nas células de defesa do organismo ou alterações nos exames de sangue ou mesmo quando há aumento das nossas ínguas no corpo.

 

 

Doenças Hematológicas malignas mais comuns

 

As doenças hematológicas malignas mais comuns são a leucemia, linfoma e mieloma. Essas doenças envolvem anomalias nas células do sangue, do sistema linfático ou da medula óssea, onde as células sanguíneas se desenvolvem.

– Os Linfomas são um grupo de doenças malignas, caracterizadas por uma proliferação anormal de linfócitos geralmente nos gânglios linfáticos ou na medula óssea.

– A Leucemia é uma doença caracterizada pela proliferação de células imaturas (leucemias agudas) ou pela acumulação de células maduras, mas malignas e com ruim funcionamento (leucemias crônicas). Existem diferentes tipos de leucemias, dependendo da célula atingida e da sua agressividade.

Mieloma múltiplo é uma doença maligna de células linfoides diferenciadas, produtoras de anticorpos, os plasmócitos um tipo diferenciado de células de defesa. Localizam-se preferencialmente na medula óssea, provocando, frequentemente, anemia, dor com lesões ósseas e algumas vezes perda de função renal.

Doenças da coagulação

 

As doenças hemorrágicas abrangem diversas condições clínicas, sendo caracterizadas por hemorragias de gravidade variável, espontâneas ou pós-traumáticas, em diferentes locais do corpo, presentes ao nascimento ou diagnosticadas ocasionalmente. Nas doenças hemorrágicas a hemostasia encontra-se prejudicada. A hemostasia é um processo fisiológico que tem como objetivo manter o sangue em estado fluido dentro dos vasos sanguíneos, sem que haja hemorragia ou trombose.

As Trombofilias já são alterações na coagulação do sangue que levam a quadros de tromboembolismo.

São vários os tipos de trombofilias, existem as mais severas e formas mais leves, bem como as de causa hereditárias  e ou genéticas e também as adquiridas

 

 

Hiperferritinemia

 

A hiperferritinemia que é o aumento da ferritina vista em exames de sangue tem várias causas, a grande maioria é de causa metabólica ou seja, hábitos de vida, uso de álcool, dislipidemias ( aumento do colesterol, triglicerídeos ) diabetes mas também pode ser por doenças do fígado e também  de causa genética.

Para cada uma de suas causas existe um tratamento específico.

 

 

Conheça a Dra. Moema Nenê Santos

A Dra. Moema possui graduação em Medicina pela Universidade de Passo Fundo e Residência Médica pelo Hospital Nossa Senhora da Conceição de Porto Alegre aperfeiçoamento em Transplante de Medula Óssea pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Possui Título Europeu da AFSA ( Formação médica europeia aprofundada ) pela Faculdade de Medicina Pitie-Salpetriere de Paris, em Hematologia e Transplante de Medula Óssea  e pelo Hospital Saint Antoine também em Hematologia e Transplante de Medula Óssea pela Hospital Saint Louis,  e formação em  Terapia Celular pela Universidade Denis Diderot Paris VIII.

Atualmente é Médica Hematologista e Preceptora da Residência em Clínica Médica do Hospital São Vicente de Paulo, e do grupo de pesquisa em Hematologia Clínica e Hematologia-  Oncológica e trabalhando conosco atualmente na Clínica Saúde Center de Tapejara.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *