(Dra. Morgana, endocrinologista fala sobre o assunto)
A hipótese de que o consumo de óleo de peixe faz bem para o coração veio da observação de que populações com alto consumo de peixes gordurosos tinham menos doenças cardÃacas. Os peixes como salmão, sardinha e atum são altamente ricos em ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado de cadeia longa, cujos principais componentes benéficos são os ácidos eicosapentaenoico (EPA) e docosaexaenoico (DHA). Existem outros alimentos também ricos em ômega 3 como: abacate, nozes, sementes de chia e linhaça.
A Dra. Morgana Regina Rodrigues, médica endocrinologista relata algumas novidades: “Apesar de controverso, o que se sabe até o momentoâ€:
– O uso de ômega 3 traz benefÃcio na população com doença cardÃaca estabelecida, principalmente naqueles que recém infartaram ou com insuficiência cardÃaca com fração de ejeção menor 40%. Nesses casos, a dose diária é baixa 500-1000mg/d (a soma de EPA e DHA). O benefÃcio para o coração de doses elevadas de ômega 3 como as usadas para reduzir triglicerÃdeos (acima de 4000mg/d) ainda precisa ser melhor estudado.
– Não há benefÃcio para prevenir AVC isquêmico em pacientes que nunca tiveram AVC e naqueles que já tiveram um AVC e não querem ter novamente.
– Se não tem doença cardÃaca isquêmica (angina ou infarto no coração) e tem baixo risco cardiovascular (ex: pacientes jovens e saudáveis) até o momento não há evidência de benefÃcio de suplementação de ômega 3 para proteger o coração.
– Pacientes sem doença cardÃaca, mas com alto risco cardiovascular (Hipertensão Arterial, Colesterol total acima 250mg/dl, tabagismo, obesidade, diabetes, sedentarismo) os resultados dos estudos são controversos, porém a maioria mostra não ter benefÃcio com suplementação de ômega 3. Nesses casos, será muito mais benéfico a terapia com o que há de melhor para o coração (estatinas, inibidores da ECA, Beta-bloqueadores e AAS).
Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista e integra o corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.