Síndrome dos Ovários Policísticos

(Endocrinologista Dra. Morgana esclarece o tema)

Julho de 2018 Dra Morgana Regina Rodrigues

A abordagem endocrinológica deste mês será sobre Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) em Homenagem ao Dia Internacional da Mulher – 08 de Março.

A SOP é uma doença endocrinológica caracterizada pelo aumento da produção de hormônios masculinos. Para ser diagnosticada é preciso que a paciente apresente dois ou três sintomas combinados, e que seja excluída outra patologia, além da história clínica e exame físico. Os sintomas da SOP são: aumento do volume ovariano, ausência ou irregularidade menstrual, ausência de ovulação, aumento de peso, aparecimento de acne, hirsutismo (crescimento de pelos na face e outros locais onde a mulher normalmente não tem pelos), queda de cabelo, resistência insulínica e problemas com a fertilidade.

Segunda a Dra. Morgana Regina Rodrigues, médica endocrinologista, dados mostram que 1 em cada 15 mulheres em idade reprodutiva tem SOP e a resistência insulínica atinge 50 a 70% das mulheres com a síndrome. E, esta resistência insulínica, independe do peso corporal da mulher.

Apesar de ser causa de irregularidade menstrual em 85% das jovens, é um distúrbio que pode se manifestar de diversas formas. Além disso, está associada ao desenvolvimento de outras doenças como câncer de endométrio, infarto do miocárdio e diabetes.

Dra. Morgana revela que mulheres com SOP apresentam valores mais elevados de percentual de gordura, adiposidade central (barriga), testosterona, glicose basal e pós-prandial, triglicerídeos, colesterol total e LDL.

O tratamento sempre será individualizado e deve consistir em incentivar a paciente a mudança no estilo de vida com melhora dos hábitos alimentares e a prática de atividade física assim há melhora da resistência insulínica e retorno dos ciclos ovulatórios em 50 a 80% dos casos e 40 a 50% engravidam, mesmo na ausência de perda de peso.

A perda de peso favorecerá a queda de androgênios circulantes, melhora do perfil lipídico e diminui a resistência periférica à insulina, assim contribuindo para o decréscimo de risco da aterosclerose, diabetes e regularização de função ovulatória. A prescrição dos anticoncepcionais orais resulta no controle da irregularidade menstrual e redução de risco de câncer de endométrio.

Por ser uma Síndrome, com vários sintomas, a terapia deve englobar uma série de medicamentos, entre eles, os anticoncepcionais orais (controlam a irregularidade menstrual e reduzem o risco de câncer de endométrio), hipoglicemiantes orais (na resistência insulínica), estimulantes da menstruação, medicamento para reverter o quadro de infertilidade, cosméticos contra acne e terapia para controle de estresse e ansiedade.

Segundo a Dra. Morgana a SOP é uma doença crônica e até o momento não foi descoberta a cura, entretanto com o controle dos sintomas é possível prevenir os problemas associados.

Em caso de suspeita de SOP, procure o seu endocrinologista. Dra. Morgana Regina Rodrigues é endocrinologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.