Francesas desafiam tabu da maternidade tardia com gravidez após 45 anos

Dr. Mario fala dos perigos enfrentados

Dr. Mario

Apesar dos riscos, muitos fatores fazem com que as mulheres engravidem aos 45 anos de idade ou mais na França. Cerca de 2 mil francesas engravidam depois desta idade, e o número de mães “tardias” quintuplicou desde a década de 1980 no país.

Um desejo tardio, que “não é surpreendente, os métodos contraceptivos são muito melhor utilizados hoje do que há vinte anos, as mulheres estudam mais e esperam antes de ter seu primeiro filho”, analisa um estudo realizado na França.

Mães tardias, cada vez mais frequentes na França

Desde o início da década de 2000, esse tipo de paciente mostra um forte crescimento. Nos últimos dez anos fez-se uma pesquisa e a descoberta é clara: em 1980, apenas 8 mil bebês nasceram de mães com 40 anos ou mais. “Em 2016, esse número foi multiplicado por 5, com cerca de 43 mil nascimentos”, diz a pesquisa.

Riscos reais

“As pacientes com mais de 45 anos aumentam significativamente o risco de diabetes, pressão arterial e cesariana”, afirma Dr. Mario Blaya, médico ginecologista e obstetra. Segundo o ginecologista, 3,7% das gestantes com mais de 45 anos têm pressão alta, em comparação com 1,3% das pessoas entre 25 e 35 anos.

A diabetes afeta 20% destas mulheres no final da gravidez, em comparação com apenas 11% das mulheres mais jovens.

Finalmente, metade dessas mulheres realizará cesarianas, em comparação com apenas 32% das mulheres com menos de 40 anos de idade. “Isso se explica pelo envelhecimento do corpo: a idade dos vasos aumenta, eles não têm mais a mesma elasticidade, nem a mesma fisiopatologia”, explicou o médico.

Mas o feto também pode apresentar problemas. A gravidez de “alto risco” pode ser “perigosa” para o bebê.

“Casos de prematuridade e aborto espontâneo são mais comuns em mulheres com mais de 45 anos. Os riscos do parto também estão presentes, com o potencial de morte in útero para a criança, além do risco de morte materna, que aumenta”, declarou o médico.

Se você tem planos de constituir uma família, mas acha que ainda não chegou a hora, procure seu médico e fale sobre este seu desejo. Hoje existem vários métodos para garantir uma gravidez tardia, com muito mais saúde e segurança.

Dr. Mario Blaya é ginecologista e obstetra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *