Brasileiras triplicam busca por congelamento de óvulos para adiar maternidade

(Dr. Mario Blaya fala sobre o assunto)

Dr. Mario

A alternativa de adiar um pouco o sonho da maternidade e congelar os óvulos das mulheres é uma técnica existente há mais de dez anos e cada vez mais comum diante da mudança de comportamento.

Uma pesquisa em seis clínicas de reprodução assistida em São Paulo e no Rio de Janeiro confirma essa tendência de aumento de casos de congelamento para preservar a fertilidade.

Idade certa

Os especialistas em reprodução assistida recomendam que a mulher que pretende adiar a gravidez congele seus óvulos até os 35 anos, enquanto eles são mais novos e possuem mais qualidade.

Apesar disso, a idade média das mulheres que têm procurado o serviço gira em torno de 37,7 anos. “O ideal mesmo seria congelar esses óvulos antes dos 30 anos, mas nessa idade ninguém está pensando nisso ainda”, afirma o Dr. Mário Blaya, médico ginecologista e obstetra.

O principal problema de procurar a técnica mais tarde, explica Dr. Mario, é ter de submeter a paciente a mais de um ciclo de coleta e o risco de os óvulos não terem mais a qualidade necessária. Os médicos sugerem congelar pelo menos 15 óvulos.

“A mulher de 40 anos tem menos estoque ovariano, então é possível que ela tenha de se submeter ao procedimento mais de uma vez para conseguir coletar uma quantidade mínima e segura de óvulos”, diz o médico.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Yale e divulgada no começo do mês passado durante o congresso da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, em Barcelona, confirmou que a falta de um parceiro ou um relacionamento estável são os principais motivos para as mulheres buscarem ajuda em uma clínica de reprodução.

A dica do Dr. Mario Blaya é: Se você pensa na maternidade e vê os anos passarem tão depressa, comece a pensar nas possibilidades que a medicina oferece. Cada vez mais pesquisadores desenvolvem novas tecnologias a favor da maternidade. Busque orientações com seu ginecologista.

Dr. Mario Blaya – ginecologista e obstetra – integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *