Falando sobre Hipertireoidismo…

(Dra. Morgana esclarece sobre a doença)

Julho de 2018 Dra Morgana Regina Rodrigues

O Hipertireoidismo ocorre quando há produção excessiva dos hormônios da tireoide (T3 e T4). Entre as causas estão a Doença de Graves, o bócio, a existência de um nódulo tóxico (que produz mais hormônio tireoideano que o necessário), Tireoidite Subaguda, Silenciosa ou pós-parto, ingestão excessiva de Iodo (Amiodarona – uso nas arritmias cardíacas) e a superdosagem de hormônio tireoideano.

Segundo a Dra. Morgana Regina Rodrigues, médica endocrinologista, em sua forma mais suave, não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis ou apenas distúrbios como fraqueza ou sensação de desconforto. Entretanto, em seu aspecto mais grave, a doença pode levar a morte. Há risco de a disfunção afetar a gravidez ou a fertilidade feminina, entre outros males.

Entre os principais sintomas estão: taquicardia, irregularidade no ritmo cardíaco, nervosismo, ansiedade, irritação, mãos trêmulas e sudoreicas, intolerância ao calor, queda de cabelo, fraqueza muscular, intestino solto, perda de peso importante, alteração no ciclo menstrual, aumento da probabilidade de aborto, olhar fixo, protusão ocular com ou sem visão dupla, risco de osteoporose.

O Diagnóstico é a partir de achados clínicos associado a exames laboratoriais. O tratamento inclui:

Terapia medicamentosa: ocorre diminuição na quantidade de produção de hormônio pela tireoide. A droga de escolha é o Metimazol; o Propiltouracil é utilizado no primeiro trimestre da gestação e após trocado para Metimazol em virtude de menores efeitos colaterais. Ambas as drogas controlam, mas podem não curar o hipertireoidismo.

Beta-Bloqueadores: estas medicações podem ser associadas para controlar sintomas como taquicardia, tremor e ansiedade.

Iodo Radioativo: Tratamento que cura o Hipertireoidismo, mas leva a destruição permanente da tireoide. Será necessária reposição de hormônio com levotiroxina para o resto da vida.

Cirurgia: remoção cirúrgica da tireoide (tireoidectomia) é uma solução permanente para o Hipertireoidismo, porém há risco de danos às glândulas paratireoides (responsáveis pelo metabolismo do cálcio) e o nervos da laringe (cordas vocais). Recomendado quando o tratamento medicamentoso não foi efetivo e a terapia com Iodo está contraindicada.

Na presença desses sintomas procure um endocrinologista para diagnóstico e avaliação de qual tratamento será o mais adequado.

A Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista e atende na Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

CRM 34563

RQE 30699