Dezembro Laranja: Mês de prevenção ao câncer de pele

Dermatologista fala sobre os cuidados necessários

Dra. Juliana7

O último mês do ano é dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de pele. A campanha Dezembro Laranja busca orientar a população sobre os sinais da doença e como fazer a prevenção ou tratamento, quando necessário.

Hoje, é raro encontrar quem não saiba que a exposição excessiva aos raios solares aumenta, e muito, a incidência de câncer de pele especialmente nos indivíduos de pele muito clara. São cumulativos os danos na pele causados pelo sol. Com o passar da idade, quanto mais frequente e duradoura tiver sido a exposição, maior a possibilidade de ocorrerem manchas e tumores malignos.

Mas, segundo a médica dermatologista Dra. Juliana Rietjens, apesar de esse fato ser conhecido praticamente por todos, é muito difícil uma pessoa convencer-se de que uma mudança de comportamento é fundamental.

Das dez horas da manhã até as três ou quatro horas da tarde, há prevalência dos raios ultravioleta do tipo B. Embora o comprimento de onda desses raios não seja tão longo quanto o do tipo A, eles são mais cancerígenos e provocam mais alterações na pele, entre elas o carcinoma espinocelular. Mas o UVA não está isento de danos à pele, pois causa também o câncer de pele e envelhecimento precoce.

A Dra. Juliana Rietjens, médica dermatologista, é integrante do corpo clínico da Saúde Center Clínica. Telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *