A Organização Mundial de Saúde aponta a Obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam com sobrepeso; e mais de 700 milhões, obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderia chegar a 75 milhões, caso nada seja feito.
No Brasil, a obesidade vem crescendo cada vez mais. Alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre as crianças, estaria entorno de 15%.
A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivÃduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Ãndice de massa corporal (IMC), que é calculado dividindo-se o peso pela altura elevada ao quadrado. Peso Normal quando IMC está entre 18,5 e 24,9kg/m2; Sobrepeso: 25-29,9 kg/m2 e Obesidade acima de 30 kg/m2 (30-34,9: obesidade leve; 35-39,9: obesidade moderada e acima de 40: obesidade grave/mórbida).
O obeso tem mais propensão a desenvolver doenças cardiovasculares, Diabete Mellitus tipo 2, entre outros. São muitas as causas da obesidade, podendo estar associado a genética, aos maus hábitos alimentares ou disfunções endócrinas.
O tratamento da obesidade deve objetivar a perda de peso através de dietas com baixo consumo calórico (500-1000kcal/dia). Assim, a dieta produz uma perda de peso de 0,5 a 1,0kg/semana. Recomendações geras devem incluir aumento de fibras, que produzem maor grau de saciedade, redução no consumo da sacarose, de álcool e de gorduras saturadas. Para melhor aderência, a dieta deve se daptar aos gostos do paciente com varadas opções de cardápio. Ao lado disso, o sucesso depende fundamentalmente do processo de reeducação alimentar – terapia comportamental.
Quanto a atividade fÃsica, são necessários 30 minutos diariamente. Algumas dicas para sair do sedentarismo:
– Inicie os exercÃcios sempre de maneira gradual – não dispense a fase de alongamento, aquecimento e resfriamento.
– Mantenha um diário de exercÃcios.
– Aumente as caminhadas e procure sentir prazer em caminhar.
– Aumente a atividade no seu dia a dia, utilizando escadas e dispensando o carro sempre que possÃvel.
-Aumente o ritmo do seu dia a dia, optando por fazer, você mesmo, algumas atividades domésticas como lavar o carro e jardinagem. Leve seu cachorro para passear.
– Um parceiro, companheiro ou amigo pode auxiliá-lo incentivando atividades, acompanhando-o durante as compras e exercitando-se junto.
– Se tiver que descer ou subir um andar, use as escadas ao invés do elevador.
– Dance, Pedale.
A terapia medicamentosa está indicada para pacientes com IMC acima de 27kg/m2 que tenham comorbidades associadas e acima de 30kg/m2 naqueles pacientes sem comorbidade. Já a cirurgia bariátrica está indicada nos casos de obesidade mórbida (IMC acima de 40kg/m2) ou na obesidade moderada ( IMC: 35 – 39,9kg/m2) quando associado a comorbidades. Para mais esclarecimentos, procure um médico endocrinologista. Dra. Morgana Regina Rodrigues é integrante do corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Informe-se pelo telefone 3344-3600.