Dr. Johnny D. Zoppas comenta sobre a “Vitamina do Solâ€
OS BENEFÃCIOS:
Você já ouviu falar da vitamina D, aquela que é produzida a partir da exposição da pele aos raios solares.
Mas, você realmente sabe para quê serve e quais são seus benefÃcios?
A vitamina D tem ganhado cada vez mais atenção no que diz respeito à dieta e suplementação. De fato, os benefÃcios da vitamina D são numerosos. Muitas pessoas estão sujeitas à deficiência de vitamina D, que deve ser corrigida através de alimentos ou com uma suplementação adequada recomendada por um médico ou nutricionista.
PORQUE A VITAMINA D É TÃO FUNDAMENTAL:
A vitamina D tem sido destaque em vários estudos cientÃficos, devido ao seu poder para combater a pressão arterial, controlar o peso e afastar o risco de tumores. Ela é essencial para o tratamento da osteoporose, pois promove a absorção de cálcio da dieta, nutriente necessário para o crescimento normal dos ossos. Algumas pesquisas sugerem que a vitamina também ajuda a combater doenças auto-imunes, infecções e câncer.
A vitamina D é produzida na pele, mas é ativada pelos rins. Doentes com insuficiência renal necessitam de suplementos dessa vitamina.
FUNÇÕES E BENEFÃCIOS DA VITAMINA D:
- Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino;
• Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis;
• Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla;
• Aumentar a produção de músculos;
• Aumentar a produção hormonal;
• Melhorar o equilÃbrio;
• Fortalecer o sistema imunológico;
• Melhorar a saúde cardiovascular;
• Prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama;
• Prevenir o envelhecimento precoce.
Os benefÃcios da vitamina D são obtidos através do consumo regular de alimentos ricos nessa vitamina e da exposição solar, que ativa a produção de vitamina D na pele.
EFEITOS DA FALTA DE VITAMINA D:
A falta de vitamina D pode causar malefÃcios à saúde, como hipertensão, diabete, osteoporose e até obesidade. Para evitar esses problemas, é necessário tomar de 15 a 20 minutos de sol por dia para que a vitamina seja produzida no organismo. Caso seja necessário, existem suplementos, na forma de gotas, cápsulas e comprimidos, que ajudam a evitar essa carência e podem auxiliar no tratamento de algumas doenças.  Mas é preciso consultar um médico para saber a dosagem exata, já que em excesso a vitamina D pode causar problemas renais.
ONDE ENCONTRAR A VITAMINA D:
A vitamina D é produzida pelo corpo humano, contanto que a pele seja periodicamente exposta ao sol, entre 5 a 10 minutos de exposição, 2 ou 3 vezes na semana, já bastam para suprir as necessidades de vitamina D. Entretanto, ainda assim há muitas pessoas que sofrem com a deficiência dessa vitamina.
Diversos fatores colaboram para que essa produção natural não seja suficiente, do qual o mais importante são os hábitos daqueles que passam o dia todo em ambientes fechados.
ALIMENTOS COM VITAMINA D:
Se a produção de vitamina D pelo corpo se revela insuficiente, é possÃvel suprir o déficit através de alimentos com concentrações consideráveis de vitamina D. Os alimentos mais adequados como fontes de vitamina D são os peixes gordurosos, como a sardinha, o atum, o arenque e o salmão. Além disso, as gemas dos ovos e os cogumelos maitake são importantes fontes onde encontrar a vitamina D é fácil. Também se encontra no queijo e carne de porco.
Mas a dica do Dr. Johnny D. Zoppas, que faz parte do Corpo ClÃnico da Saúde Center ClÃnica, é de que além da exposição regular ao sol, as pessoas consultem regularmente o seu médico e peça o exame para medir a Vitamina D. “Ele é importantÃssimo para o bom funcionamento do organismoâ€, revela o médico.
Dr. Johnny D. Zoppas atende todos os dias na Saúde Center ClÃnica em Tapejara. Fone 3344-3600.