Câncer de Ovário é o quinto mais comum entre as mulheres

Ginecologista fala sobre a doença

Dr. Mario Blaya

Os ovários são duas glândulas responsáveis pela produção dos hormônios sexuais femininos, progesterona e estrogênio. Eles têm, também, a função de produzir e armazenar os óvulos, que são liberados, a cada mês, enquanto durar a vida reprodutiva da mulher.

Doenças como o câncer de ovário, câncer ginecológico mais difícil de ser diagnosticado e o mais letal, é o quinto mais comum entre as mulheres. Sua incidência está aumentando a cada dia e está associada a fatores genéticos, hormonais e ambientais. Em maio foi lembrado o Dia Mundial do Câncer do Ovário (8/5), doença que pode acometer a mulher em qualquer idade, mas é mais freqüente depois dos 40 anos.

A história familiar é o fator de risco isolado mais importante, cerca de 10% dos casos. A maioria das mulheres com câncer de ovário não apresenta sintomas até a doença atingir estágio avançado, por isso que nesses casos, os sintomas mais característicos são dor e aumento do volume abdominal, constipação, alteração na função digestiva e massa abdominal palpável.

Em relação ao diagnóstico Dr. Mario Blaya, ginecologista e obstetra, orienta que a ultrassonografia pélvica, é fundamental para o diagnóstico.

Fique atenta!

* Consulte o ginecologista regularmente, já que o câncer de ovário pode não causar sintomas até atingir um estágio avançado;

* Controle o peso e evite alimentos gordurosos, pois há estudos que indicam uma relação entre obesidade, alto consumo de gordura e câncer de ovário;

* Faça exames clínicos e ultrassonografias com mais freqüência, se tiver um parente de primeiro grau com história de câncer de ovário e/ou de mama;

* Respeite as datas dos retornos ao ginecologista, especialmente se você faz terapia de reposição hormonal; nesse caso, é maior o risco de a mulher desenvolver câncer ginecológico.

* Passe por avaliação ginecológica regularmente, se você tem mais de 40 anos. As chances de cura são sempre melhores quando a doença é diagnosticada precocemente.

Dr. Mario Blaya faz parte do corpo clínico da Saúde Center Clínica. Telefone 3344-3600.