29 de maio – Dia Mundial da Saúde Digestiva

 

A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) mobiliza-se para o Dia Mundial da Saúde Digestiva, celebrado em 29 de maio.

O principal objetivo da campanha, organizada em diversos países, é sensibilizar a população e os profissionais de saúde para a importância da correta interpretação dos sintomas e o rápido tratamento, além da adoção de um estilo de vida mais saudável, com uma alimentação equilibrada.

Dados mostram que é significativa a prevalência das doenças de trato gastrointestinal na população brasileira.

A Federação Brasileira de Gastroenterologia lista algumas das doenças mais comuns e alerta para a importância de consultar um médico para obter o diagnóstico correto. “Quanto antes o paciente inicia o tratamento, maiores são as chances de cura”, ressalta Dr. José Alberto da Silva.

Azia
A azia é o principal sintoma da Doença do Refluxo Gastresofágico (DRGE). É uma sensação de queimação que sobe da região do estômago para o esôfago.  O tratamento deve ser feito com mudanças no hábito alimentar.

O refluxo é o retorno do ácido gástrico do estômago para o esôfago. Ocorre devido a um defeito na válvula que controla a passagem de alimento de um órgão para o outro.

Síndrome do Intestino Irritável (SII):
Os distúrbios funcionais intestinais respondem por um grande número de atendimentos médicos. A Síndrome do Intestino Irritável (SII) é reconhecidamente uma das mais comuns, sendo descrita em todo o mundo, atingindo homens e mulheres de qualquer faixa etária, sem distinção racial. As queixas principais são dor ou desconforto abdominal que se aliviam com a evacuação, pela eliminação dos gases, diarréia e/ou constipação intestinal (prisão de ventre).

Constipação Intestinal:
A constipação intestinal ocorre em cerca de 20% da população ocidental, sendo mais presente em mulheres, crianças e idosos.
As causas mais comuns são ingestão alimentar inadequada e sedentarismo. O menor consumo de vegetais e leguminosas também comprometem o estimulo para evacuação.

Dispepsia funcional (má digestão):
A dispepsia é um distúrbio no aparelho digestivo e é considerada como uma má digestão, geralmente manifestando-se por sensação de estufamento após as refeições, náuseas e eructações (arrotos) frequentes. Pode manifestar-se também por dor no abdômen superior, tipo queimação. É um sintoma frequente na população em geral, ocorrendo entre 20% a 40% daqueles que procuram atendimento médico.

“Os sintomas das doenças gastrointestinais podem traduzir pequenas mazelas como podem também ocultar doenças mais significativas”, avalia Dr. José Alberto da Silva.

O Dr. JOSÉ ALBERTO DA SILVA trabalha na Saúde Center Clínica. dr. José

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Um comentário sobre “29 de maio – Dia Mundial da Saúde Digestiva”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *