(Dermatologista Dra. Laura Costamilan esclarece)
Você sabia que o rosto deve ser lavado com água fria e sabonete específico para seu tipo de pele, antes de entrar no chuveiro?
A temperatura da água do banho deve ser morna e a duração curta.
Banhos quentes e demorados levam ao ressecamento cutâneo.
A água corrente tem capacidade de limpeza suficiente para a maioria das sujidades e suor do dia-a-dia. O uso de sabonetes deve ser limitado às áreas íntimas, axilas, umbigo e pés, onde a limpeza deve ser mais intensa. Claro, na presença de sujidade maior em alguma outra área, esta também deve ser higienizada com sabonete.
O sabonete não deve ser levado ao corpo diretamente: é mão ensaboada que vai até as áreas de higienização! O uso excessivo de sabão também resseca a pele.
Pacientes com pele alérgica, seca ou sensibilizada devem preferir o uso dos syndets (detergentes sintéticos) aos sabonetes.
Os syndets apresentam pH ácido, compatível com a acidez natural e protetora da pele, bem como são menos agressivos às camadas mais superficiais, que conseguem manter sua hidratação.
Não se deve lavar os cabelos, lava-se, sim, o couro cabeludo. Os cabelos são lavados pelo próprio ato de escorrer da espuma. A água deve ser resfriada para não estimular oleosidade ou descamação no couro cabeludo. E o condicionador deve ser passado da metade do comprimento às pontas.
Dra. Laura Zambonato Costamilan é médica dermatologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Telefone 3344-3600.