A idade masculina afeta a fertilidade?

Em contraste com o número limitado e não renovável de óvulos que as mulheres têm ao nascer, os homens (seus testículos, especificamente) produzem milhões de espermatozoides novos por dia. Porém, existem vários fatores – incluindo a idade – que podem afetar a fertilidade masculina. Então, a idade masculina afeta a fertilidade? Hoje vamos conversar sobre isso! Confira as dicas da Dra. Daniela Maris Piccoli – médica ginecologista e obstetra.

Dra. Daniela

A FERTILIDADE MASCULINA

A resposta para a pergunta no título desse post é SIM! Novos estudos descobriram que a idade do parceiro também afeta as chances de uma gravidez bem sucedida. Ou seja, a idade afeta a capacidade de conceber e ter um bebê saudável, tanto para as mulheres quanto para os homens!

A fertilidade dos homens geralmente começa a ser afetada por volta dos 40 a 45 anos, quando a qualidade do esperma diminui. O avanço da idade reduz as chances de concepção e aumenta o risco de aborto espontâneo e/ou morte fetal. Isso acontece porque homens acima dos 50 anos possuem mais chances de ter espermatozoides com a forma e a motilidade alterados, o que prejudica a fecundação, e em consequência, a gravidez.

As principais causas da infertilidade masculina relacionada à idade são as modificações no sêmen e a fragmentação do DNA do espermatozoide. Alterações nos hormônios masculinos e perda da função sexual, dentre outras causas, também podem ser apontados como fatores que interferem na fertilidade dos homens com mais idade.

Estudos apontam que devido às alterações nos espermatozoides, filhos de pais mais velhos também têm um risco aumentado de desenvolver problemas de saúde mental (embora isso ainda seja raro), têm 5 vezes mais chances de desenvolver um distúrbio do espectro do autismo e um risco ligeiramente aumentado de desenvolver esquizofrenia e outros distúrbios de saúde mental mais tarde na vida.

É IMPORTANTE CONVERSAR!

Se você e seu parceiro estão tendo dificuldades em conceber, é importante considerar que pode existir um problema. É importante procurar ajuda e entender como a idade ou outros fatores podem afetar suas chances.

O médico solicitará uma série de exames que vão identificar a real causa da infertilidade e a partir daí, traçar o plano de concepção mais adequado para tornar o seu sonho possível.

Dra. Daniela Maris Piccoli é médica ginecologista e obstetra e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *