(Dra. Moema – hematologista, explica quem pode doar)
A medula óssea é um tecido encontrado no interior dos ossos, ela está relacionada com a produção de células sanguíneas. A formação dela é feita principalmente por células sanguíneas do tecido hematopoiético
A Dra. Moema Nenê Santos, médica hematologista, explica que a medula está presente nos fetos e em quase todos nossos ossos, conforme ficamos mais velhos a quantidade de produção vai diminuindo.
Você pode ser doador de Medula
Passo a passo para a doação células tronco hematopoiéticas (medula óssea)
– A doação pode ser feita por sangue de cordão umbilical, ou em banco de sangue através de um processo que se chama aférese e se dá por uma máquina, ou mesmo pode ser deve ser feita em centro cirúrgico, sob anestesia e requer internação;
– A medula é tirada do interior dos ossos da bacia, através de punções;
– A medula óssea do doador se recompõe em 15 dias;
– Nos primeiros dias pode haver desconforto no local da doação;
– Normalmente, após a primeira semana da doação o doador já pode voltar às suas atividades habituais.
O que é transplante de medula óssea?
É um tratamento que consiste da substituição de uma medula óssea doente por células normais de medula, o objetivo é reconstituir uma medula. Dra. Moema lembra que o transplante também pode ser feito através de células da medula óssea, encontradas no sangue circulante de um doador ou do sangue do cordão umbilical e da placenta.
Quando é indicado a doação de medula óssea?
O transplante é indicado para algumas doenças que afetam as células do sangue, como leucemia aguda, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias, talassemia graves, entre outras.
O que é compatibilidade de medula óssea?
Para ser realizado um transplante de medula óssea é necessário que tenha compatibilidade entre doador e receptor. Esta compatibilidade é medida pelos genes localizados no cromossomo 6, que devem ser iguais. Com base em leis da genética, as chances de um indivíduo encontrar um doador ideal 100% entre irmãos são em torno de 25%. Mas atualmente existem várias outras fontes de células tronco hematopoiéticas ou mesmo familiares com menor compatibilidade.
Quem pode doar?
Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 55 anos de idade, estar com boa saúde, não possuir doença infecciosa e não ter câncer.
Dra. MOEMA NENÊ SANTOS é médica hematologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.