Rinoplastia

(O Cirurgião Plástico Dr. Bruno Blaya esclarece)

2

A Rinoplastia, ou cirurgia do nariz, melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial e melhorando a autoestima. O procedimento também pode corrigir dificuldade respiratória causada por anormalidades estruturais no nariz.

Para quem é indicada a rinoplastia?

Segundo Dr. Bruno Blaya, cirurgião plástico, de modo geral, é possível afirmar que a rinoplastia é indicada para qualquer pessoa que esteja insatisfeita com a aparência do nariz. Estar infeliz com o formato do nariz é algo muito comum e pode causar problemas de autoestima. Além disso, pessoas com algum tipo de problema respiratório, como o desvio de septo, também devem recorrer à rinoplastia, pois a cirurgia, além de estética, pode resolver esses problemas, aumentando a qualidade de vida. Vale lembrar, entretanto, que, antes de tudo, é necessário escolher um profissional qualificado e ter expectativas realistas sobre o resultado, afinal, cada caso é um caso. Toda cirurgia possui contraindicações, e com a rinoplastia não é diferente. Apesar de ser um procedimento considerado seguro, ela pode trazer algumas complicações para certos tipos de pacientes, como: Quem faz uso de algum tipo de anticoagulante; Pacientes que possuem hemofilia ou outros problemas de coagulação; Pacientes que possuam algum tipo de doença que esteja em fase aguda; Fumantes; Mulheres grávidas; Mulheres em fase de amamentação; e Crianças ou adolescentes. Por isso, o ideal é esperar até que a formação nasal esteja completa.

Dr. Bruno explica que o procedimento pode ser realizado com base em duas abordagens: a abordagem ABERTA, onde são feitas incisões através da columela, faixa estreita de tecido que separa as narinas. Através dessas incisões, os tecidos moles que cobrem o nariz são cuidadosamente levantados, permitindo o acesso para remodelar a estrutura do nariz. Ou por abordagem FECHADA, em que as incisões são escondidas no interior do nariz. A cirurgia do nariz pode reduzir ou aumentar as estruturas nasais com o uso de cartilagem enxertada de outras áreas do seu corpo. Mais comumente, partes de cartilagem do septo (a partição no meio do nariz).

DETALHES:

– A anestesia é local associada à sedação. Opção de anestesia geral em alguns casos;

– O tempo cirúrgico varia entre 1-2 horas, conforme as alterações do paciente;

– Internação = Regime ambulatorial, com alta em torno de 6 horas após a conclusão do procedimento

– Após o término da cirurgia, uma espécie de gesso e tampão internos darão sustentação ao nariz à medida que o procedimento começa a cicatrizar.

– O retorno ao trabalho, se não houver esforço físico, pode iniciar em alguns dias. Já atividades físicas e esforços devem aguardar por pelo menos 30 dias.

Dr. Bruno Blaya é cirurgião plástico e integra o corpo clínico da Saúde Center Clinica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *