Dr. José Alberto fala sobre o tema
Parece que estamos acostumados a relacionar o câncer de intestino às pessoas mais idosas. Contudo, o número de casos entre os jovens vem aumentando e a causa parece óbvia: estilo de vida.
As grandes cidades, os muitos compromissos e o estresse aliados à falta de tempo para o consumo de alimentos mais naturais e mais saudáveis têm sido inimigos da saúde de muita gente. As verduras, os legumes e as frutas tornam rica em fibra a alimentação, ou seja, são esses alimentos que ajudam a colocar para fora os detritos do organismo. Ãgua e a atividade fÃsica são outros aliados que ajudam a garantir a mobilidade e eliminação intestinal.
Segundo o Dr. José Alberto da Silva, os bons hábitos são interdependentes, isto é, uma alimentação rica em fibras, mas sem água e sem exercÃcio, pode acabar dificultando a evacuação. Nesse caso, há quem recorra aos laxantes, na expectativa de estar ajudando a natureza. No entanto, o uso contÃnuo desse recurso pode ter efeito contrário e acabar irritando o intestino.
Além disso, hoje em dia come-se muito mais carne processada e embutida e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as carnes processadas são cancerÃgenas.
Dr. José Alberto alerta para a geração de “lanchesâ€, que a alimentação saudável e exercÃcios fÃsicos ainda continuam sendo o suporte para a prevenção de doenças. E que devemos zelar pela nossa saúde desde cedo, quando ainda temos saúde.
Dr. José Alberto da Silva é integrante do corpo clÃnico da Saúde Center ClÃnica de Tapejara. Informe-se pelo telefone 3344-3600.