(Dra. Morgana lembrou a importância da data)
A data foi criada como forma de conscientização e prevenção de doenças cardiovasculares pelo processo de aterosclerose.
A Dra. Morgana Regina Rodrigues explica que o colesterol é essencial para a saúde do organismo, sendo utilizado na produção de hormônios esteroides, vitamina D, bile e formação de membranas celulares.
O problema está relacionado aos níveis elevados de colesterol no sangue, que são extremamente prejudiciais à saúde e uma das principais causas de doenças cardiovasculares, entre elas infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (AVC) e um importantíssimo fator de risco de morte repentina.
O exame de perfil lipídico (colesterol total e frações e triglicerídeos) deve ser realizado na infância e na vida adulta. A frequência de realização e os níveis ideais variam para cada pessoa e deverão ser indicados pelo médico.
Ter o LDL-colesterol normal não é o suficiente. O perfil lipídico deve ser avaliado como um todo. Um dos tipos mais agressivos de dislipidemia, encontrado com frequência em indivíduos com diabetes é composto de triglicerídeos altos e o HDL-colesterol abaixo do recomendado.
Alguns pontos atuais que valem ser ressaltados:
– Alterações nos níveis de colesterol e triglicerídeos não causam dor.
– O uso de estatina durante a infecção por COVID-19 não deve ser suspenso.
– Estatinas são seguras e não devem ser suspensos em indivíduos idosos.
Dra. Morgana Regina Rodrigues é médica endocrinologista e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Informações pelo telefone 3344-3600.
CRM: 34563
RQE: 30206/30699