Cardiologista Dra. Mariza Garcia Rosa comemora 25 anos de atuação em Tapejara

(Ela conta da evolução e principais descobertas na área)

b3ead15f-8476-4e41-81f9-5a43272ab3b3

A cardiologia teve um grande avanço nas últimas décadas, onde houve uma redução da mortalidade cardiovascular pelo melhor entendimento da doença e pelo desenvolvimento de novas técnicas diagnósticas e terapêuticas.

No início de janeiro deste ano, a Cardiologista Dra. Mariza Garcia Rosa, comemora 25 anos de atuação como cardiologista em Tapejara e, segundo ela “ pude partilhar das principais inovações e descobertas na cardiologia, com um impacto no cuidado dos pacientes”.

Segunda a médica, foram muitos estudos de prevenção da doença cardiovascular, estudo das gorduras (lipídios) e o desenvolvimento de arteriosclerose com surgimento de novas medicações no controle dessa doença, o surgimento de muitas unidades coronarianas, terapias medicamentosas para tratar o infarto. O cateterismo e a angioplastia, que surgiu principalmente no início dos anos 90 e depois em 94 onde iniciaram as angioplastias primárias, que são as angioplastias durante o evento do infarto agudo. A cirurgia cardíaca também evoluiu muito no passar destes anos e o aparecimento de desfibriladores implantáveis, no caso de arritmias graves (onde o implante evita que o paciente morra por uma arritmia ventricular).

Mas apesar de todo esse avanço, Dra. Mariza enfatiza que as doenças cardiovasculares ainda continuam sendo a principal causa de morte e incapacitação no mundo. “Milhares de pessoas ainda continuam morrendo por essas doenças, apesar de todo esse desenvolvimento que existiu no estudo da doença cardiovascular”, reitera.

Perguntamos à Dra. Mariza: E quem permanece então sendo os grandes vilões?

A especialista responde enfaticamente: São os fatores de risco que a gente tanto fala para as pessoas. “Tem que focar na prevenção: sedentarismo, dieta inadequada, tabagismo, diabetes, hipertensão e obesidade”.

Por isso então a insistência no consultório médico de orientar as pessoas para, além de fazer o tratamento com o remédio quando necessário, fazer atividade física regular, manter o peso adequado, tomar o remédio certinho para pressão, diabetes, não fumar e usar álcool com moderação.

Então a mensagem da Dra. Mariza, nesta comemoração dos seus 25 anos de atuação em cardiologia em Tapejara: “Por mais que a gente tenha avançado no estudo da doença cardiovascular, a gente precisa muito da conscientização de cada pessoa para poder baixar este índice alarmante de mortes e incapacitação das pessoas por essas doenças. Cada um tem que fazer a sua parte, fazer realmente essas mudanças de hábito de vida, para prevenção do infarto, do derrame cerebral, da insuficiência cardíaca, de morte súbita, das arritmias graves, de embolia pulmonar…  São todas as doenças causadas por essas alterações cardiovasculares. Lembro que muitas pessoas acabam nem chegando até um consultório médico”, finaliza Dra. Mariza.

Dra. Mariza Garcia Rosa é cardiologista há 25 anos em Tapejara. Integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica. Informações pelo telefone 3344-3600.

Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *