(Dr. Johnny Zoppas esclarece)
O que vem à sua mente quando falamos sobre febre? É provável que você pense automaticamente em “doença”, já que as duas palavras estão intimamente ligadas. Essa ideia não está totalmente incorreta: no caso de crianças, por exemplo, a febre costuma ser, na maioria dos casos, uma resposta do organismo a uma infecção benigna, não devendo ser motivo de preocupação ou ansiedade.
Segundo Dr. Johnny Zoppas, médico clínico e cirurgião, a febre, no geral, é um bom sinal: trata-se de um indício de que o nosso organismo está combatendo a infecção – e isso vale para crianças e adultos, igualmente. Também é importante ressaltar que nem todo aumento de temperatura significa febre.
Mas afinal, a febre deve ser tratada ou não? Dr. Johnny lembra que, em primeiro lugar, devemos lembrar que a febre é um sintoma, e não uma doença. Por isso, o mais importante é investigar o que está por trás do aumento da temperatura corporal, como uma infecção, resposta do organismo à imunização ou até mesmo excesso de roupas e agasalhos, principalmente no caso de recém-nascidos.
Febre: quando procurar o médico?
Apesar da febre poder ter um efeito benéfico ao estimular mecanismos de defesa do organismo contra a infecção, é importante estar atento a alguns sinais de alerta. Eles podem indicar algo mais grave do que uma simples virose e devem ser avaliados pelo pediatra ou médico de confiança, que irá orientar um tratamento individualizado, a fim de combater a verdadeira causa por trás da febre.
Manejo da febre
É fundamental manter o controle e investir em alguns cuidados que garantem mais conforto e bem-estar durante a apresentação do sintoma. A dica do Dr. Johnny é manter o ambiente ventilado, usar roupas leves e ingerir líquidos para compensar a desidratação causada pela febre ou doença em questão.
O antitérmico também pode ser oferecido nessas condições, como um método eficaz para diminuir a febre e aliviar o desconforto causado por ela. Outras iniciativas caseiras, como banhos frios e aplicação de compressas de álcool, não são recomendadas e podem trazer ainda mais mal-estar para aqueles que estão com febre. Se os sintomas não melhorarem, vá ao consultório médico mais próximo.
Dr. Johnny Zoppas é médico clínico geral e cirurgião e integra o corpo clínico da Saúde Center Clínica de Tapejara. Telefone 3344-3600.